Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Damba recordada pela Goretti Carneiro.

Publicado por Nkemo Sabay activado 9 Octubre 2010, 04:41am

Etiquetas: #Notícias da Damba

angola1

                                 Goretti na Damba em 1975.

 

Depois de 25 de Abril,a situação dos portugueses em Angola estava confusa,futuro incerto,a inquietitude ganhava o espírito da maioria deles.Estavam perante um dilema,abondonar tudo que eles amavam ou ficar e enfrentar a realidade?

 

Mais a maioria das crianças desconheciam as procupações dos seus parentes,como é o caso desta fotografia tirada em 1975 na Damba,que a visitante Goretti Carneiro( a primeira da esquerda para direita) que teve a amabilidade de nos enviar.A imagem demonstra muito bem a possibilidade de uma sociedade muti-racial,como solução positiva que poderia evitar o drama humanitário vivido naquele tempo,ambas raças confundidas.

 

                              angola2

                              Aspecto da Damba em 1975.

 

Infelizmente a família da Goretti (aqui no meio,com os seus pais) tivera que deixar Damba para o futuro incerto.Recordamos que neste tempo,em 1975 a ELNA (Braço armado da FNLA) era a força armada que ocupava Damba e que a maioria dos portugueses abandonaram tudo que possuiam.Apesar de tudo,para Goretti ,Damba tem outro significado,como ela própria conta:

 

"Adoro o seu blog. Embora não tenha nascido na Damba, vivi lá algum tempo até1975! Tenho muitas memórias, não de sítos, mas de momentos e até de pessoas. É a minha terra do coração. Vivo em Portugal, mas um dia quero voltar. Aí vai uma foto desses meus tempos na Damba, em 1975... eu era pequenita!
Abraço."
Sim,volta para Damba.Vamos te ecolher com braços abertos.Mesmo que não nascestes na Damba és dambiana na mesma.Obrigado pela tua fidelidade.
                                                                                                               Muana Damba.

Archivos

Ultimos Posts