Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Damba Mukiese. A oportunidade de respirar e sentir o cheiro da Damba.

Publicado por Muana Damba activado 9 Noviembre 2012, 09:51am

Etiquetas: #Coisas e gentes da Damba

 

 

Por Miguel Kiame



Mig-Kiame.jpg


 

399780 234222016653473 100001970284179 527005 1886358584 n

 

 

Caríssimos,


Saúdo a todos, sem disfarçar a alegria que me invade neste momento, porque se aproxima a data em que de corpo e alma terei, mais uma vez, a sempre grata oportunidade de respirar e sentir o pulsar, o cheiro e feitiço da benquista Damba! Tentarei, no curto espaço de tempo disponível, fazer o que sempre me dá gozo quando estou por aquelas terras: entregar-me, despreocupadamente e à mercê daquele clima tão exuberante quanto fascinante, daquela nossa gente sempre disponível na sua humildade, do malavo ( confesso que o adoro!), enfim, deixar-me pulular levado pelo assobio do vento em horas de temporal e de céu carregado de nuvens assombrosas, denunciando uma daquelas chuvas copiosas que a mãe natureza sempre nos proporciona e com ela “o pão nosso de cada dia”. Tanto quanto sei, graças a essa obra da natureza, a nossa Damba não consta da lista  das emergências resultantes da carestia que a seca impôs a muitas regiões da nossa Angola. Louvado seja Deus!


Pois, quero dizer-vos, que vou aproveitar o fim de semana prolongado para estar na Damba!


Sei que muito boa gente irá. Sei, por exemplo, que o comandante (quero dizer, Álvaro Moniz)lá estará, se a responsabilidade e o labor o permitirem. Quanto ao meu vizinho, (Tony Tungo) francamente, não sei.  Quem deve estar lá é nosso Domingos Paulo, esbanjando a sua simpatia e amor por aquele pedaço de terra pela qual nos orgulhamos e os mais arrojados vão fazendo jus a esse apego com actos concretos de empreendedorismo. Vale aqui informar e ressaltar, para quem não sabe, o nosso Domingos Paulo se inscreveu na lista dos mindamba pragmáticos e empreendedores na sua própria terra: acabou de trazer à luz do dia um mini mercado (julgo ser esta a designação mais ajustável) espetacular! Parabéns, caro Domingos Paulo. Força! “Ku vilakaneko e ngalu ya nsamba; mu kwiza ngina, konso una twakanana”


É importante salientar também, que o nosso Club Recreativo está de cara lavada. É caso para dizer que o Ângelo Paca quando se decide não dorme em serviço. Não posso deixar de encorajar e enviar o meu público reconhecimento pelo ingente trabalho aí debitado. Obrigado Ângelo, pelo teu exemplo vivo.

Termino por aqui porque a lista começa a ser interessante e não haveria tempo para abordar os anónimos que não se cansam de tornar a terra mais amada e mais querida.


Bem haja a todos os mindamba!


Gostaria, igualmente informar que consegui obter do Sr. Padre Graciano o número da conta bancária da Missão Católica da Damba. Consulte-se, por favor, o anexo a este e-mail. Assim e em atalho de foice à conversa inicial (que titula este e-mail) todos os que se sentirem em condições de contribuir podem fazê-lo recorrendo-se àquela conta. Não é obrigatório, mas seria desevel que todas as acções levadas a cabo nesse sentido fossem divulgadas para conhecimento geral. Peço desculpas não ter dado resposta atempada a muitas solicitações feitas relativamente à divulgação do número da conta.


Ressalto também (“kya nkuenu ntalu”) que o Padre ficou muito surpreso e até incrédulo face às ofertas prometidas. Insistiu perguntando, mas é verdade, Miguel? Respondi ao Padre com um SIM redondo. Graças a Deus, nessas coisas somos fiéis aos nossos compromissos. Estamos basicamente falando da contribuição do nosso Luther. (Ver em baixo)


Próxima terça-feira, 13 de Novembro, cá estarei para o rescaldo da viagem e fornecimento de informações pertinentes sobre o assunto, depois da conversa que terei, naturalmente, com o Padre Graciano.

Termino com o desafio: “Todos na Damba, para a Quadra Festiva 2012!” 

 

Kyambote kyenu!

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A contribuição de Luther Rescova


" Saudacoes ilustres Tios, Tias, Manos e Manas!

 
- Felicito antecipadamente os nossos queridos missionarios e esta  iniciativa!

 
- Em devida abordagem com a Mae (Catarina Rescova), que vai dar continuidade aos assuntos, garantimos a producao de 400 camisolas (Brancas+logotipos recebidos) e mais refrigerantes no valor equivalente a 200.000 kzs. Com respectivo transporte ate Damba.

 
- Eventuais aditamentos e outras info a D. Catarina Rescova ou eu  vamos manter os Tios informados e dar o devido tratamento.

Obrigado e Estamos juntos! Saude e Paz na Graca de Deus!

 
Att: Luther Rescova"

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


 

 

 


Archivos

Ultimos Posts