Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Condomínio para juventude em fase de revestimento no Uíge.

Publicado por Muana Damba activado 15 Marzo 2012, 14:21pm

Etiquetas: #Notícias do Uíge


 

394414_234204453321896_100001970284179_526937_41904982_n.jpgUíge – Cem das 200 residências do tipo T-3 para juventude em construção desde Janeiro deste ano, na província do Uíge, encontram-se há um mês na fase de revestimento das suas estruturas físicas, constatou a Angop no local.

 

A edificação dos empreendimentos, localizados no bairro Catapa, município do Uíge, numa área de três hectares, está a cargo de uma construtora chinesa, no quadro de um programa do Governo, visando a melhoria das condições sociais e de habitabilidade da juventude. A sua conclusão está prevista para Junho deste ano.

 

Os empreendimentos  mereceram na quarta-feira a visita da secretária do Presidente da República para os Assuntos Sociais, Rosa Pacavira, no quadro da sua deslocação de quatro dias à provincia do Uíge para constatar o grau de implementação dos projectos ligadas ao Programa de Combate à Pobreza em curso no país.

 

No município do Uíge,  Rosa Pacavira, acompanhada do governador local, Paulo Pombolo e de técnicos do seu gabinete, visitou vários empreendimentos sociais em funcionamento desde o inicio deste ano, em algumas aldeias e regedorias.

 

Dos empreendimentos, destacam-se  três escolas primáris, duas com duas salas de aulas e uma com três. Cada sala tem capacidade para albergar 70 alunos em dois turnos, nos bairros Cari e  Nganacamana.

 

Rosa Pacavira inteirou-se do andamento das obras de edificação do palácio do Governo e da Universidade Kimpa Vita, cujo trabalhos encontram-se em conclusão.

 

Durante os quatro dias no Uíge, a secretária do Presidente da República para os Assuntos  Sociais, que regressou quarta-feira a Luanda, visitou também empreendimentos sociais nos municípios de Songo, Bungo, Púri e Sanza Pombo.

 

No município do Sanza Pombo, a responsável, acompanhada do governador provincial do Uíge, Paulo Pombolo, e de técnicos do seu gabinete, visitou quatro escolas primárias, com três salas de aulas cada (uma sala tem capacidade para albergar 70 alunos, em dois turnos), nas aldeias do Quitunda, Quipungo, Quiteca e na regedoria do Minanga, erguidas no quadro da melhorias dos serviços de ensino nas localidades.

 


Visitou o novo mercado rural, com seis bancadas, dois balneários públicos e armazém para produtos do campo, localizado na regedoria do Panda, bem como se inteirou do andamento da  reabilitação da rede de distribuição de água potável da sede municipal do Puri.

 

Ainda no Púri, além das três novas escolas primárias em funcionamento desde Fevereiro deste ano e uma residência protocolar, avaliou as condições do hospital municipal, inaugurado em 2011, com capacidade para atender mais de 70 pacientes/dia.

 

No município do Bungo, entre outros empreendimentos, Rosa Pacavira inaugurou um hospital municipal com capacidade para 64 camas.

 

Falando quarta-feira à imprensa, Rosa Pacavira, mostrou-se satisfeita com a implementação dos projectos ligaos ao Programa Integrado de Combate à Fome e à Pobreza no país.

 

“Estou feliz porque nos 15 municípios visitados, o programa encontra-se bem encaminhado, apesar de algumas falhas de ordem técnica” -  disse.

 

Salientou ser importante o recrutamento de mais quadros qualificados para o bom encaminhamento do programa, visando a melhoria e bem-estar da população.

 

Dos programas em curso para este ano, segundo a responsável, destacam-se a edificação de infra-estruturas sociais no sector de educação, saúde, habitação, fornecimento de água e desporto, a criação de micro-empresas nas comunidades, através de créditos bancários que vão variar entre 10 a 20 mil dólares, bem como a distribuição de merenda escolar.

 

Com extensão de 58 mil 698 quilómetros quadrados, a província do Uíge conta com uma população estimada em dois milhões de habitantes, divididos em 16 municípios e 32 comunas.

 

 

                                                                                                           Angop

 


Archivos

Ultimos Posts