Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Compositor do Uíge apresenta na Europa ritmos tradicionais de Angola

Publicado por Muana Damba activado 9 Abril 2012, 09:23am

Etiquetas: #Entrevistas

 

Por Mário Cohen 

DONTANA  (Fotografia: JA)

 


Dontana é um jovem músico e compositor da província do Uíge, município da Damba, e tem como objectivo promover a língua kikongo e os ritmos tradicionais angolanos em vários países da Europa. Ajudar a música angolana a ser conhecida internacionalmente é uma das suas metas desde que abraçou a carreira artística.


Residente há 26 anos na cidade alemã de Augsburg, onde também trabalha como produtor musical, Dontana começou a cantar e tocar batuque, em 1975, com dez anos, na paróquia de Kimbunga, Igreja Católica do Uíge. Foi influenciado pelo tio que o impulsionou na carreira artística ainda criança. Começou a tocar instrumentos musicais como guitarra e batuque.


Depois de lançar o disco  “Eclipse”, Dontana publicou “Anafrica”, que em português significa filhos de África, no passado mês de Março, na Praça da Independência, em Luanda.


O CD “Anafrica” tem 16 faixas musicais cantadas em kikongo, nos géneros semba, kilapanga, masikilu, kimbondo e kimbongila, incluindo ritmos tradicionais de música africana e moderna.


O disco foi gravado no seu estúdio em Stadbergen, Alemanha. O artista explicou que já tem agendados vários espectáculos para os próximos meses em alguns países europeus com destaque para a Bélgica, Holanda, Alemanha e Portugal. O seu estilo musical é uma mistura de tradicional africano e moderno, com componente rítmica sul-americana.


As músicas de Dontana são cantadas em kikongo, mas também tem canções em potuguês e noutras línguas. Os seus temas musicais reflectem sobre a vida quotidiana, principalmente a situação sócio-cultural da sua terra natal.


Dontana revelou que antes de regressar à Alemanha vai fazer uma digressão por algumas províncias, com a finalidade de promover o CD “Anafrica” começando pelo Uíge. Como é caloiro no mercado, reconheceu que não vai ser fácil conquistar o público nacional. Salientou que está preparado para encarar este desafio que vai ser útil para difundir a cultura de Angola além fronteiras.

O músico revelou que quando um dia fixar residência em Angola vai transmitir às novas gerações os conhecimentos que durante anos foi obtendo. Além de músico Dontana é engenheiro de som.


Dontana revelou que na Alemanha produziu no seu estúdio trabalhos de músicos de diferentes nacionalidades como brasileiros, nigerianos, senegaleses e alemães todos eles com estilos diferentes.
Dontana confessou que não vive só da música: “tenho feito trabalhos para rádios e estações de televisão na Alemanha por ser formado em engenharia de som. Também faço filmagens e trabalhos em concertos ao vivo”.


A música faz parte dos seus tempos livres porque a formação está em primeiro lugar. Na Alemanha, Dontana convive com músicos da América do Sul e malianos, senegaleses e brasileiros com quem foi trocando experiências. Esta convivência  ajudou-o a conhecer outros ritmos que facilitaram muito na gravação de discos dos cantores que produziu.



A produção de músicos



Durante dez anos dediquei-me exclusivamente a produzir o trabalho de muitos cantores que de certo modo prestigiaram a minha carreira artística e me ajudaram a triunfar como artista na Alemanha. Os trabalhos de produção musical deram-me muita experiência como cantor e compositor. 

 

Dontana Responde

Foi difícil instalar-se na Alemanha?
Não. Tive a oportunidade de encontrar muitos amigos que ajudaram a criar condições na Alemanha. Primeiro tive a obrigação de aprender a língua alemã, para além do emprego que é a garantia da minha permanência.

Como tinha informação sobre Angola?
As informações sobre Angola chegavam através da nossa embaixada. O Jornal de Angola também é minha fonte de informação.

Como conseguia informação sobre a música angolana?
Tinha informações sobre a música, principalmente quando havia espectáculos em que participavam músicos nacionais. E através dos meus familiares que me enviavam discos de músicos que estão fazer sucesso em Angola.



 

 

                                                                       J.A

 


Archivos

Ultimos Posts