Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Comercializadas duas mil toneladas de café mabuba em dois anos

Publicado por Muana Damba activado 4 Julio 2012, 15:14pm

Etiquetas: #Notícias do Uíge

 


Uíge - Duas mil toneladas de café mabuba, das quatro mil e 200 toneladas produzidas, foram comercializadas de 2009 a 2011 na província do Uíge, informou nesta segunda-feira, o governador do Uíge, Paulo Pombolo.
 
Segundo o responsável, que falava no âmbito das festividades da cidade, iniciadas no dia um deste mês, no período em análise foram realizadas seis exposições de mercados rurais de café, assim como incentivaram o diálogo entre os produtores e compradores do “bago vermelho”.
 
“No sector de agricultura foram assistidos 389 mil e 380 famílias, que produziram três milhões, 831 mil e 760 toneladas de produtos agrícolas diversos, em sete mil 951, 5 hectares, preparados com meios mecanizados e 671,681 hectares com meios tradicionais e 65 com tracção animal”, disse na ocasião.
 
Destacou que os instrumentos criados pelo governo e a revisão dos preços praticados na sua comercialização contribuíram gradualmente para que os pequenos e médios produtores aumentassem a produção do café na província.
 
Outro instrumento que estimulou e fortaleceu o sector agrícola no aumento da produção, disse o governante, foi o Crédito de Campanha Agrícola em implementação desde 2010, com objectivo de facilitar o acesso das associações e cooperativas de camponeses aos meios de trabalho e sementes.
 
Para o efeito, em 2011, foram adquiridos 20 tractores, com respectivas alfaias, distribuídos às 16 administrações municipais, bem como 946 cabeças de gado bovino e 1500 caprinos, distribuídos a 300 unidades, no âmbito do programa de repovoamento animal.
 
O sector controla sete mil e 78 cabeças de gado bovino, 28 mil e 704 suínos, dois mil 534 ovinos, 24 mil e 626 caprinos”, disse.

                                                                                             Angop


Archivos

Ultimos Posts