Overblog Seguir este blog
Edit post Administration Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Capturadas mais de 300 mil toneladas de peixe

Publicado por Muana Damba activado 6 Diciembre 2012, 11:11am

Etiquetas: #Notícias da Damba

 

pesca 5
Uíge - Trezentos e sessenta e seis mil 809 toneladas de peixe foram capturadas de Janeiro a Novembro do corrente ano na província do Uíge, por 44 associações de camponeses de 11 dos 16 municípios da região, informou hoje à Angop o responsável do sector, Nsuka Kupessa.
 
 
Segundo o responsável, no mesmo período em 2011 foram capturados 220 mil toneladas, informando que a pesca decorre nos municípios com rios grandes e de maior profundidade como Quimbele, Milunga, Ambuila, Bembe, Quitexe, Maquela do Zombo, Damba, Sanza Pombo, Negage, Cangola e Buengas.
 
 
Nsuka Kupessa Ndongala disse que 44.820 toneladas de peixe foram capturadas no município do Quimbele, 122.585 em Milunga e 139.350 no Ambuila.
 
 
Adiantou que nos outros cinco municípios - Songo, Púri, Uíge, Mucaba e Bungo - não se realiza pesca por falta de rios com grande profundidade, afirmando que a instituição está a trabalhar para o fomento da actividade pesqueira nestas regiões.
 
 
Avançou que no próximo ano os trabalhos de piscicultura vão abranger o município de Maquela do Zombo, onde já existe um projecto com este objectivo desde o ano transacto.
 
 
Adiantou que a pesca artesanal decorre a bom ritmo na província e que estão a disposição dos pescadores barcos à motores e à remo. A província do Uíge recebeu em, 2009, 125 embarcações à motores e em 2008, 120 à remo.
 
 
Deplorou a falta de meios de transporte para a transportação do pescado às áreas de grande consumo, sobretudo, as cidades.
 
Mais de oito mil animais de estimação vacinadas contra raiva


images (2)Uíge - Oito mil 281 animais de estimação foram vacinados contra raiva, de Janeiro a Novembro desse ano, na província do Uíge, contra nove mil 156 de igual período anterior, informou hoje à Angop o chefe do departamento dos Serviços de Veterinária no Uíge, Abreu dos Santos Cumuelo.


Segundo o responsável, dos oito mil 281 animais de estimação vacinados, oito mil 250 são cães, 20 gatos e 11 macacos.


Informou que nesse período a campanha de vacina contra raiva decorreu em três municípios: Uíge, Negage e Damba, faltando outros 13, por insuficiência de transporte e meios logísticos.


Adiantou que estão a trabalhar para realizar os trabalhos de vacina em outras localidades longínquas.


Disse que a campanha de captura de animais vadios actualmente está paralisada, por falta de meios adequados para o efeito.


O responsável apontou que o sector está actualmente engajado na reabilitação do canil-gatil, para albergar-se os animais vadios a serem recolhidos.


Avançou que durante os 11 meses foram também realizadas várias campanhas de sensibilização dos criadores sobre os objectivos da vacina contra raiva aos animais de estimação, que envolveu 14 técnicos.

 


                                                                                                        Angop




Archivos

Ultimos Posts