Overblog Seguir este blog
Edit post Administration Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Blocos operatórios arrancam com sete cirurgias no Bungo

Publicado por Muana Damba activado 20 Noviembre 2012, 16:00pm

Etiquetas: #Fragmentos históricos do Uíge.

 

 

 

Uíge - Sete cirurgias, três das quais cesarianas a igual número de mulheres que apresentavam complicações diversas no acto do parto, foram realizadas de 27 de Outubro a 19 de Novembro, no município de Bungo, 78 quilómetros a norte da cidade do Uíge.

 


A informação foi prestada hoje à Angop, pelo médico-cirúrgico Caiolo Mabana Amado, que disse terem registado ainda dois casos de mioma e um de hérnia.

 


Mostrou-se satisfeito com o facto de estarem a ser feitas operações naquela localidade, algo que apenas era possível no município de Negage e na sede da província do Uíge.

 


O autor das sete cirurgias disse que todas as operações ocorreram num clima de paz, tranquilidade e confiança, referindo que os pacientes pertencem ao município da Damba, a 110 quilómetros a Norte do município de Bungo.

 


"Apesar de estarmos no início, as coisas estão a correr muito bem. Os munícipes e não só encontram-se satisfeitos, uma vez que em casos de cirurgia transportavam os seus familiares para outras localidades, o que já não será possível acontecer", referiu.

 


Lamentou a escassez de algum material, como batas brancas, medicamentos, entre outros, assunto este já apresentado à administração local e à Direcção Provincial da Saúde.

 


Aconselhou as famílias a recorrerem às unidades sanitárias mais próximas, o mais rápido possível, antes do agravamento da doença, com vista ter-se o controlo do seu estado serológico.

 

 

No hospital do município de Bungo, construído de raiz com uma capacidade para internar 76 pacientes, labutam 48 enfermeiros e quatro médicos, distribuídos em diversas áreas, como pediatria, oftalmologia, farmácia, enfermarias, banco de urgência, blocos operatórios, pav e outros serviços.

 



Archivos

Ultimos Posts