O bispo da diocese do Uíge, dom Emílio Sumbelelo, exortou hoje (quinta-feira) os fiéis a praticar, durante o período de Quaresma, boas acções, sobretudo as que visam ajudar o próximo.
O prelado, que falava à Angop no âmbito do período de Quaresma iniciado quarta-feira com a imposição das cinzas, considerou ser oportuno, na caminhada à Páscoa da Ressurreição, aprender a superar
o egoísmo para viver na lógica da doação e do amor.
“Suportando as privações de algumas coisas, não só do supérfluo, aprendemos a desviar o olhar ao nosso eu, para descobrir alguém ao nosso lado e reconhecer Deus nos rostos de tantos irmãos
nossos”, sublinhou.
Na caminhada para a santidade que exige persistência, coragem e ânimo apontou a prática do jejum, esmola e oração, como expressões do empenho à conversão.
“A prática da esmola é uma chamada à primazia de Deus e a atenção para o próximo, para redescobrir o nosso Pai e receber a Sua misericórdia”, frisou.
Dom Emílio Sumbelelo aponta o período quaresmal como tempo favorável para conversão, caracterizado com actos concretos de arrependimento para o caminho da santidade.
O período quaresmal iniciou quarta-feira com imposição de cinzas em todas as paróquias e missões da diocese e vai até à celebração da última ceia de Jesus Cristo com os doze apóstolos a acontecer
na Quinta-feira Santa.
Angop