Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Batalha da Damba - Testemunhas 3.

Publicado por Nkemo Sabay activado 21 Abril 2011, 10:09am

Etiquetas: #Fragmentos históricos da Damba

 

“É nos momentos graves da vida nacional que precisamos de ser mais arrojados nas soluções”

 

-- Disse o Ministro do Ultramar   

                                              O Ministro do Ultramar em 1961

Na Sociedade de Geografia de Lisboa e sob a presidência do senhor Ministro do Ultramar, Prof. Adriano Moreira, realizou-se o encerramento da semana do Ultramar. À cerimónia, que este ano assumiu especial significado, foi abrilhantada pela palavra do Almirante Marques Esparteiro e serviu de pretexto para a entrega àquela Sociedade da Bandeira Nacional tão brilhantemente reconquistada na Damba pelos heróicos Joaquim Aleixo e Carlos Alerto eoferecida ao Prof. Adriano Moreira.

 

A sessão foi encerrada elo senhor Ministro do Ultramar, que disse:

 

…” Eu suponho que desta agressão má que está a ser desenvolvida contra nós na nossa Província de Angola, alguma coisa de bom poderá resultar também. O que de positivo podemos adquirir e suponho que já estamos adquirindo, é uma maior coesão própria da unidade nacional, entendida em relação a todos os grupos étnicos, porque é fundamental na luta que se caldeiam as unidades. Esta foi a nossa experiência histórica metropolitana e espero que seja a nossa experiencia ultramarina.

 

A fidelidade das populações que têm ajudado os colonos contra os agressores representa um património muito apreciável que temos de somar à nossa riqueza nacional.

 

Por outro lado também entendi que é nos momentos graves da vida que nós precisamos de ser mais arrojados nas soluções. É por consequência errado e prejudicial dos nossos interesses, creio eu, que nos detivéssemos na preparação e condução a defesa contra a agressão, descurando outros aspectos da vida da Comunidade Nacional, designadamente do desenvolvimento económico, bem estar social e a reforma da estrutura social, que foremnecessários.

 

Esta coragem precisamos de tê-la.

E se nós formos capazes de manter a nossa capacidade de iniciativa em todas as frentes, sem nos deixarmos fascinar pela circunstância de que temos uma frente de luta armada, suponho que teremos dado prova definitiva ao mundo e que definitivamente havemos de adquirir o respeito a que temos direito e que é a melhor salvaguarda do nosso património”

 

In Século Ilustrado 1961.

 

                                                                     Texto enviado por ARTUR MÉNDES.

Archivos

Ultimos Posts