Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Autoridades tradicionais da comuna de Icoca solicitam reabilitação das vias de acesso

Publicado por Muana Damba activado 8 Febrero 2012, 06:03am

Etiquetas: #Notícias do Uíge

 

Autoridades tradicionais, religiosas e a população da comuna de Icoca, município de Quimbele, província do Uíge, solicitaram ao executivo municipal e provincial a reabilitação das vias principais que ligam a sede do município de Quimbele à comuna de Icoca, bem como as secundárias e terciárias que facilitam a circulação de pessoas e bens.
 Paisagem da província do Uíge.
Em declarações e à Angop, o soba Jorge Custódio disse que a maior preocupação da população na localidade passa pela recuperação urgente das vias de acesso para permitir a livre circulação.
 
Os sobas solicitaram ainda aos órgãos de tutela a montagem da antena de umas operadoras de telefonia móvel (Unitel ou Movicel), com vista a facilitar a comunicação dos habitantes com os familiares residentes noutras regiões do território da província e do país em geral.
 
Pediram a recuperação do sistema de abastecimento de energia eléctrica, água potável, a abertura de mercados rurais e apoio em instrumentos de trabalho como enxadas, catanas, limas, machados e máquinas de lavoura que possam facilitar o trabalho dos camponeses no aumento da produção dos produtos agrícolas.
 
“Necessitamos de mais professores e enfermeiros nas diversas localidades, por forma a garantir os primeiros socorros aos doentes em estado grave, uma vez que os pacientes em estado grave são transportados em tipóia para o único posto de saúde existente na sede da comuna, facto que tem provocado a morte de muitos deles pela via”, clamaram as entidades tradicionais.
 
 
A comuna do Icoca, situada a 63 quilómetros ao norte do município do Quimbele, possui uma extensão geográfica de 1.200 quilómetros quadros, limitado a oeste com a comuna do Sacandika, município de Maquela do Zombo, a sul com a comuna do Cuilo Camboso, município dos Buengas, e nordeste com a comuna do Kuango/Quimbele.
 
Possui 57 aldeias, com uma população estimada em cerca de 16 mil e 308 habitantes, na sua maioria camponeses.
                                                                                                    
                                                                                                             Angop



Archivos

Ultimos Posts