Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


AS PINTURAS RUPESTRES DE KABALA

Publicado por Muana Damba activado 19 Septiembre 2013, 05:12am

Etiquetas: #Fragmentos históricos do Uíge.

 

 

Kabala-300x225.jpg

                                   Pinturas rupstres localizadas na aldeia Kabala, no Negage                          

 

 

As pinturas rupestres marcam a efectivamente a pré história que, entretanto, é o tempo em que os nossos antepassados, antes da constituição das aldeias onde a maior parte da população do interior vive, esses naquela altura viviam em baixas vulgarmente chamadas de mazumbo, isto é antes da vinda dos colonialistas.

E, o Cabala não foge a regra, pois, os habitantes desta aldeia viviam ao lado desta pedra, onde algumas vezes aqui efectuavam os seus rituais tradicionais, sendo portanto o Bairro que se situava mais abaixo era o Cazongo.


Já com a vinda dos portugueses cá no nosso País, obrigavam sair dos mazumbos para a construção das aldeias nos locais mais apropriados. Abandonando este local ninguém revelou aos portugueses a existência desta PEDRA, mantendo em segredo. No andar do tempo, com a evolução da produção do café, os brancos formavam o I.C.A. (Instituto do Café de Angola) órgão este que velava juntos dos agricultores a problemática do café que noutrora era uma das maiores riquezas de Angola.


E, para um controlo eficaz de quantos cafezais cada agricultor possuía, esta Instituição tinha decidido que os seus encarregados andassem de fazenda-a-fazenda, contando cos arbustos para saberem cada agricultor quantas plantas possuíam.


É assim que no dia 20 de Maio de 1967 um dos encarregados Português (Sr. Pinha) ao contar os cafezais de um conhecido ancião (Velho Cuacata), então dono da referida área, os acompanhantes do Encarregado português anteriormente mencionado, descobrem a existência das PINTURAS RUPESTRES nas pedras e, automaticamente comunicam a entidade da Província e esta Boa nova foi andando até chegar ao mais alto nível da Governação Portuguesa.


Passado alguns dias, efectuou-se a abertura da via de acesso (Picada) e estavam assim iniciadas as visitas turísticas a este histórico local.


A visita do Ex-governador Geral de Angola Rebocho Vaz vinha acontecer em aos 17 de Julho de 1968 e, baixou orientações para asfaltagem da via de acesso, construção de residências bem como instalação da corrente eléctrica satisfazer os turistas de várias nacionalidades que percorriam o local.

 

 

             Fonte: Sobado da aldeia do Kabala/ http://administracaodonegage.net

 

 

Archivos

Ultimos Posts