Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Apresentado programa de desenvolvimento das micro, pequenas e médias empresas

Publicado por Muana Damba activado 20 Marzo 2012, 12:17pm

Etiquetas: #Notícias do Uíge



Uíge - O ministro da Economia, Abraão dos Santos Gourgel, apresentou, sexta-feira na cidade do Uíge, aos membros do governo e à classe empresarial do Uíge, Kwanza Norte e  do Bengo, o Programa de Desenvolvimento das Micro, Pequenas e Médias Empresas, com vista a munir a classe de conhecimentos para sua implementação.


Falando na abertura do encontro, que decorreu no salão do Grande Hotel do Uíge, o titular da pasta de Economia disse que o executivo angolano está a trabalhar de forma acelerada para a concretização do programa, visando o melhoramento dos negócios dos agentes económicos e consequente contributo para o desenvolvimento do país.


O encontro regional na cidade do Uíge, disse o ministro angolanao da Economia, é uma concretização das recomendações saídas do encontro que o Presidente da República José Eduardo dos Santos manteve recentemente com o empresariado nacional, em Luanda.


Referiu que o programa visa esclarecer os empresários,sobre as formalidades como será concedido o crédito com taxas de juros bonificadas para o pequeno negócio, assim como para as pequenas e médias empresas.


Garantiu que todas as precauções foram tomadas em conta para que nenhum programa falhe, cujo recursos para o primeiro foram já disponibilizados.


Em relação aos recursos financeiros para as pequenas e médias empresas, disse o ministro, o Executivo está a trabalhar no sentido de que, até finais de Abril, possam ser disponibilizados para os destinatários.


O governador da província do Uíge, Paulo Pombolo, agradeceu a escolha da província para albergar a actividade que vai contribuir para impulsionar o desenvolvimento da actividade empresarial na região e no país em geral.


Paulo Pombolo disse que o actual cenário mundial mostra que as grandes empresas internacionais desempregam mais do que contratam, enquanto as pequenas e médias empresas nacionais são as verdadeiras empregadoras e proporcionadoras do desenvolvimento económico e social.


O governante pediu, na ocasião, maior aproximação dos agentes económicos para o melhoramento da actividade das micro e pequenas empresas, evitando o excesso de burocratização na sua formalização, de forma a evitar-se o seu encerramento, provocando o desemprego de grande número de pessoas a elas filiadas.


O governadodor Paulo Pombol enfatizou que  "a aproximação vai contribuir na solução dos problemas que vão surgindo com a classe, primando na criação de condições que proporcionem o aumento da produção e o desenvolvimento harmonioso do país".


Falou também da necessidade de transferência de tecnologia e o intercâmbio entre os órgãos para que se possa atingir os resultados esperados.


Participaram do encontro, quadros técnicos do Ministério da Economia, governador da  Lunda Norte, vice-governadores para a Economia do Uíge e Kwanza Norte, vice-governadores para o  Sector Político e Social das províncias do Bengo e Uíge, directores provinciais, administradores municipais e classe empresarial do Uíge.


O programa de micro-crédito, como política pública institucional em Angola, está contribuir para a redução da pobreza e a inclusão social e económica de milhares de cidadãos.

 

Mais notícia do Uíge: link

 

 

                                                                                                                       Angop

 

 


 

Archivos

Ultimos Posts