Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Aposta no fomento agro-pecuário.

Publicado por Nkemo Sabay activado 2 Octubre 2010, 02:57am

Etiquetas: #Notícias do Uíge

 

O desenvolvimento da agricultura é um compromisso assumido pelo governo angolano para a auto-suficiência alimentar

Fotografia: Francisco Bernardo


O director provincial do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA), no Uíge, Miguel Mbemba Mata, anunciou na terça-feira, na cidade do Uíge, que o sector está apostado no fomento da actividade agro-pecuária, para a melhoria das condições de vida da população na região.
O responsável disse à Angop que, fruto do trabalho levado a cabo pela direcção do instituto na região, já se constata abundância de produtos locais nos diversos mercados da província, a baixo preço. “Em todos os mercados, tanto nos municípios como na capital da província, há muita mandioca, amendoim, gergelim, tomate, cebola e outros produtos locais”, sublinhou.
Para o director provincial, o acompanhamento feito às famílias camponesas e pequenos agricultores particulares, mecanizados, possibilitou o incremento da produção agrícola com resultados plausíveis. Assegurou que, para o incentivo da produção na província, o IDA vai trabalhar três mil hectares para o cultivo de diversos produtos, em todos os municípios.
“Existem, entre outros programas, projectos de concessão de créditos aos produtores, o reforço do crédito para comercialização dos produtos do campo, a introdução das novas tecnologias de produção agro-pecuária nas comunidades, assim como um melhor acompanhamento dos accionistas”, informou Miguel Mbemba.
Quanto à participação do sector privado, referiu, a direcção do IDA na região controla cinco produtores com grandes extensões de terras de cultivo e outras para a criação de gado, nos municípios do Uíge, Negage, Songo, Bembe, Quitexe e Sanza Pombo, com capacidade para produzir mais em relação às outras empresas agrícolas familiares.
Actualmente, estão registados no IDA 178 pequenos agricultores engajados na produção de diversos bens, para garantir a sustentabilidade das famílias na presente campanha agrícola.
Miguel Mbemba Mata acrescentou que 95 mil famílias camponesas estão sensibilizadas e participam activamente na actual campanha agrícola na província para o fomento da actividade.

 

                                                                                                                                      J.A

Archivos

Ultimos Posts