Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


ALEMBAMENTO CADA VEZ MAIS DESVIRTUADO.

Publicado por Muana Damba activado 1 Diciembre 2011, 13:37pm

Etiquetas: #Notícias do país

 

 

O Arcebispo de Saurimo denunciou o comportamento de alguns familiares que estão a desvirtuar o sentido tradicional do alembamento e do dote.

 

Dom José Manuel Imbamba explicou que, hoje, as cartas incluem a exigência de terrenos com tanque de água, um camião com carrada de areia, pedras, etc.

 

“Estrangular a dignidade da própria mulher por causa das chamadas cartas de pedido, estão a manchar a existência do dote, a carga simbólica do dote” - referiu.

 

O prelado diz que esta criatividade está a reduzir um bem cultural num bem comercial e a estrangular a dignidade da mulher.

 

 

“Estão a resumir este bem cultural num bem comercial, de exploração, de usurpação, pelo tipo de coisas que estão a pedir” - deplorou.

 

Segundo o Arcebispo, “hoje, já não estão a pedir só, como era tradicionalmente, um fato, um pano, uma grade de gasosa, um garrafão de vinho”.

 

“Pais há que estão a exigir o impossível. Não podemos conceber que um pai tenta aí a calcular que o noivo da sua filha agora seja ele a garantir tudo para construir a sua casa, como muitos estão a fazer, na lista de pedido já estão a pôr x carradas de pedras, x carradas de areia, x cisternas de água, x sacos de cimento” - denunciou.

 

De acordo com Dom Imbamba, “ há casamentos que não estão a ser realizados porque os noivos ainda não satisfizeram as necessidades que lhes foram postas”.

 

 

                                                                                                       Apostolado

 


Archivos

Ultimos Posts