Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Aeroporto do Uíge pode dinamizar ligações aéreas com a RD Congo

Publicado por Muana Damba activado 10 Septiembre 2013, 22:40pm

Etiquetas: #Notícias do Uíge

 

 

 

Uíge - O  aeroporto do Uíge, agora requalificado e reabilitado, pode servir futuramente para dinamizar as ligações aéreas entre o país e a RD Congo, por se tratar de uma zona fronteiriça, advogou segunda-feira, em Luanda, o Presidente do Conselho de Administração da Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea (Enana), Manuel Ceitas.

 

 

presidente-de-enana.jpg

                               Manuel Ceitas, PCA de ENANA  (imagem de Angop)

 

Segundo o responsável, que falava em entrevista à Angop, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, caso haja a intenção das autoridades governamentais e aeronáuticas, o aeroporto do Uíge pode ser uma placa para voos regionais com ligações, sobretudo, para a RD Congo.

 

“ Como o Uíge faz fronteira com a RD Congo, é natural que o seu aeroporto possa ser utilizado, no futuro, para o reforço das trocas comerciais entre os dois países, viagens de turistas, famílias e outros passageiros”, vaticinou.

 

Segundo a fonte, o referido recinto aeroportuário pode ser reinaugurado ainda este ano, uma vez que as obras estão praticamente concluídas, restando pequenos detalhes que têm a ver com a instalação de alguns equipamentos e a sua certificação pelo Instituto Nacional da Aviação Civil, o que deverá se efectivar a qualquer momento.

 

Avançou que o aeroporto do Uíge tem agora um terminal com quatro mil e 600 metros quadrados, uma torre de controlo totalmente reabilitada e equipada com equipamentos modernos de apoio a navegação aérea, como o VO/DME  e de meteorologia.

 

“É um aeroporto que vai atender 300 passageiros na hora de pico, ou seja 150 no embarque e igual número no desembarque”, salientou.

 

Segundo Manuel Ceitas, a aerogare (terminal de passageiros) comportará uma sala protocolar, uma sala VIP, novos espaços comerciais, dos quais seis lojas, um restaurante e duas copas.

 

“A área de movimento (pista) sofreu uma ampliação de 500 metros, passando de mil e 800 para dois mil e 300 metros de comprimento e alargou-se, construindo-se as bermas de sete metros e meio de cada lado, perfazendo uma pista com 45 metros de largura”, frisou.

 

O aeroporto tem agora uma balizagem luminosa, que nunca teve, incluindo patins e mangas de vento, disse a fonte. Tem também uma placa que deverá comportar três aeronaves Boeing 737-700 (avião crítico), assim como poderá receber o IL 76.

 

Segundo o Presidente do Conselho de Administração da Enana, o referido aeroporto pode receber voos nocturnos, pois possui iluminação de pista, iluminação da placa, aguardando apenas pela certificação por parte do Instituto Nacional da Aviação Civil (Inavic).

 

“ Essas condições estão reunidas e posso assegurar que o país tem mais um aeroporto com capacidade de parqueamento nocturno e efectivação de voos nocturnos”, afirmou.

 

Instalou-se tapetes rolantes, que antes não possuía, aumentou-se os balcões de check in de dois para quatro e vedou-se todo o perímetro aeroportuário, prevenindo-se o risco de invasão do aeroporto quer por animais como pela população.

 

As obras de remodelação e ampliação do aeroporto do Uíge começaram em 2009, mas conheceram algumas paralisações, devido às adaptações que se foram efectuando, tendo em conta as exigências do momento.

 

 

 

                                                                                         Angop

 

 

 

Archivos

Ultimos Posts