Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Administrador diz que progresso de Uando passa pelas estradas.

Publicado por Nkemo Sabay activado 6 Noviembre 2010, 01:41am

Etiquetas: #Notícias do Uíge

Mucaba - rua principal.2

O administrador comunal do Wando, 42 quilómetros a norte da Vila de Mucaba (Uíge), Sebastião Pedro Talane, disse que a reparação do troço que liga a sede municipal de Mucaba à comuna do Wando  constitui um passo importante para o desenvolvimento
da região.

 

O gestor comunal, que falava à Angop, a propósito da vida socioeconómica da comuna, disse que o mau estado do troço, condiciona o escoamento de produtos da circunscrição para a sede municipal e vice-versa, com vista a sua comercialização e aquisição de outros que não são produzidos no campo.

 

"A população da comuna do Wando vive da agricultura. Com a estrada em mau estado não consegue vender o que produz", lamentou, augurando que dentro de dias, o problema será resolvido.

 

Sebastião Talane disse igualmente que a situação dos sectores de educação e saúde na comuna ainda não é das melhores. Frisando que a população precisa de uma escola para albergar os alunos que estudam em más condições, assim como aumento do número de professores de 36 para  pelo menos 60.

 

"Na sede comunal existe apenas um posto de saúde com igual número de enfermeiro, que atende cerca de oito mil e 547 habitantes.

 

A fonte reconheceu que, com a reparação da estrada, o actual quadro vai melhorar consequentemente o desenvolvimento da região.

 

Por sua vez, o administrador municipal de Mucaba, Manuel João, deu a conhecer que no quadro do programa de combate a fome e a pobreza, a administração municipal enquadrou também a reabilitação da mesma estrada.

 

A obra adjudicada a uma empresa nacional, custando 26 milhões de kwanzas, com a duração de três meses.

 

O município de Mucaba situada a 60 quilómetros a norte da cidade do Uíge tem apenas uma comuna e seis regedorias, 52 aldeias e com uma população estimada em mais de 80 mil habitantes, na sua maior parte camponeses.

 

                                                                                                                                           Angop

Archivos

Ultimos Posts