Os produtores de café na província do Uíge iniciaram a venda do produto, em acto de abertura dos mercados rurais ocorrida sabado, na povoação de Cauenda, município do Negage, liderado pelo vice-governador para os serviços técnicos e infra-estruturas, Afonso Luviluku.
Falando durante a cerimónia de abertura dos mercados rurais a nivel da provincia, o governante recomendou os produtores e comerciantes no sentido de uniformizarem os preços de café, na medida em que o governo vai envidando esforços para melhorar as vias de acesso que possibilitarão a boa circulação de pessoas e bens nesta província.
Afonso Luviluku recomendou ainda os cafeicultores colaborarem com as administrações municipais no sentido de encontrarem a viabilidade de concessão de micro créditos de campanha agrícola e desenvolverem a agricultura na região.
O governante falou ainda da dinamização da cultura na região elevando os seus níveis de produtividade por constituir um dos produtos que no passado gerou premissas para o desenvolvimento do país.
O director provincial do Uige da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Henrique Lussoqui, disse na ocasião que a instituição controla na região oito mil produtores de café que neste ano já colheram três mil toneladas de café mabuba, contra as quatro mil 450 toneladas previstas.
"A criação dos mercados rurais ano transacto nesta província, disse, despertou os cafeicultores a intensificarem a produção, assim como a pratica dos preços fixados entre 45 a 50 kwanzas o quilograma o que possibilitará os produtores trabalharem sem sobressaltos.
No acto estiveram presentes vários agentes económicos da região que se predispuseram comprar o café de acordo com o preço concordado com os produtores.
Angop