Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Abertos mercados rurais no Uíge.

Publicado por Muana Damba activado 26 Septiembre 2011, 13:27pm

Etiquetas: #Notícias do Uíge

Café

 

Os  produtores de café na província do Uíge iniciaram a venda do  produto, em acto de abertura dos mercados  rurais ocorrida sabado, na povoação de Cauenda, município do Negage,  liderado pelo vice-governador para os serviços  técnicos e infra-estruturas,  Afonso  Luviluku.

 

Falando durante  a cerimónia de abertura  dos mercados rurais a nivel da provincia,  o governante recomendou os produtores e  comerciantes no sentido  de uniformizarem os preços  de café,  na medida em que  o governo vai  envidando esforços   para melhorar as vias  de acesso que possibilitarão a boa circulação de pessoas e bens nesta província.

 

Afonso  Luviluku  recomendou ainda  os cafeicultores  colaborarem  com as  administrações municipais no sentido de  encontrarem a  viabilidade de concessão  de micro créditos de campanha agrícola e desenvolverem a agricultura na região.

 

O governante  falou ainda da dinamização da cultura na região  elevando os seus níveis  de produtividade  por   constituir  um dos produtos   que no passado  gerou premissas para o desenvolvimento do país.

 

O director provincial do Uige da Agricultura  e Desenvolvimento Rural, Henrique  Lussoqui, disse na ocasião   que a instituição controla  na região oito mil  produtores de café que neste ano  já colheram   três  mil toneladas de café mabuba, contra as quatro mil 450 toneladas previstas.

 

"A criação dos  mercados rurais  ano  transacto  nesta província, disse,  despertou  os cafeicultores a intensificarem  a produção, assim como   a pratica dos preços fixados entre  45 a 50 kwanzas o quilograma o que possibilitará os produtores trabalharem  sem sobressaltos.

 

No acto estiveram  presentes  vários  agentes económicos da região que se predispuseram comprar o café de acordo com o preço concordado com os produtores.

 

 

                                                                                                            Angop

 


Archivos

Ultimos Posts