Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


A produção de café, as verbas têm sido insuficientes. (2)

Publicado por Muana Damba activado 17 Mayo 2013, 04:42am

Etiquetas: #Notícias do país

 

 

Por Estevão Martins


 

O presidente da Associação Industrial Angolana (AIA), José Severino, asseverou ao Expansão que o Executivo tem de ter objectivos e criar programas concretos para o sector, a fim de manter e aumentar a produção de café no País.


No seu ponto de vista, para se incrementar a produção do bago vermelho, “temos de ser muito mais agressivos, dando inclusive incentivos aos comerciantes, produtores e às cooperativas organizadas”.


José Severino assinalou ainda que a estipulação de um preço justo do café é um factor estimulador da produção. Por outro lado, o Executivo deve equacionar programas para assegurar a força de trabalho com contratos de trabalho justos. Os valores que o INCA prevê aplicar para este ano na produção
(5 000 000 USD) não satisfazem o sector. “Temos seis províncias produtoras de café robusta, designadamente Cabinda, Zaire, Uíge, Bengo, Kwanzas Norte e Sul, e quatro de café arábica (Bié, Huambo, Huíla e Benguela) e com os valores mencionados é como uma gota de água no oceano.”
O responsável máximo da AIA considerou, por outro lado, que o valor nem corresponde às expectativas de milhares de proprietários de fazendas produtoras. Para José Severino, o exemplo técnico do Vietname na produção de café devia encorajar os responsáveis nacionais no sentido de desenvolver
a cultura mecanizada de café no País.


“Vários países africanos têm nos programas daquele país asiático uma referência e base para a realização de trocas de experiências entre ambos os países. A nossa realidade é diferente e parece que continuamos pouco ambiciosos”, revelou. Aquele empresário opinou que o País está a aplicar valores exorbitantes na construção de recintos para albergar o mundial de hóquei em patins, quando os investimentos dos últimos 12 anos no sector do café, que representa uma mais-valia para a economia nacional, são inferiores. José Severino concluiu que a única coerência tem que ver com o valor atribuído para a investigação (1 000 000 USD).

 

viewer.pngbvbvg

 

viewer.pngfgkiut

 

                                                                                                                   Expansão

 

Continua na próxima página.

 

 

Archivos

Ultimos Posts