Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


A origem da palavra Nkisi" e os demais artigos publicados pelos pensadores da Damba.

Publicado por Muana Damba activado 23 Marzo 2012, 13:00pm

Etiquetas: #Cultura

 

 

Em reacção do artigo: A origem da palavra NKISI, acusamos a recepção da seguinte messagem, vinda de um nganga Nkisi LEMBA FUNKÉ, natural do Brazil:

 

 

                                        

uige1

 

Senhores, bom dia!

 

Parabéns pelo resgate e divulgação da Cultura Bantu. Os artigos e publicações do site muanadamba são de um enriquecimento ímpar. Na Damba se pensa a África!

 

Meu nome litúrgico é Lembá Funké, nascido no Brasil e por herança ancestral confirmado ao cargo de Nganga Nkisi para o sacerdócio na religião e culto aos Nkisi da Mbutu Kongo.

 

Tenho interesse no aprendizado e na divulgação da língua kikongo em minha religião, visto que aqui no Brasil, o kimbundo de origem Angola é a língua predominante na mesma. No entanto, pesquisas recentes, através de etnografia da época em que os ambundos e bakongos escravizados chegaram ao Brasil e de novas bibliografias produzidas no mundo Bantu atual, inclusive pelos artigos publicados por vocês, tem trazido novos esclarecimentos a respeito dessa religião, confirmando que a mesma é de origem Kongo e seu idioma oficial é o kikongo e que a contribuição angolana ambundo nos ritos ou na língua é quase inexpressiva.

 

 

As Divindades Nkisi adoradas, louvadas e cultuadas pelos Bantu são os próprios elementos da natureza, ou seja, a própria Divina Natureza, com seus elementos como a chuva, o barro, a terra, as folhas, as pedras, a pedra de ferro, a pedra de raio, as raízes das plantas, o fogo, o raio, o ar, as fontes naturais de água, as nascentes, as mudanças naturais de temperatura e de clima, a água, o mar, a larva vulcânica...


Também, o culto aos antepassados é uma tradição dos povos Bantu, que faz manter viva e acesa a chama de toda ancestralidade da Mbutu Kongo.


Nzambi Mpungu é o Deus Universal dos Bantu, o diabo, entidade da religião cristã, não existe dentro da religião e culto aos Nkisi.

 

Atenciosamente,

 

Nganga Kwa Nkisi LembáFunké 

NIVALDO ALKMIN DE ÁVILA

nalkmin@hotmail.com  

nivaldoavila@ymail.com

 

 


 


Archivos

Ultimos Posts