Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


A influeência da religião de Simão Mpadi (Mpadista) em Angola.

Publicado por Muana Damba activado 8 Mayo 2013, 04:47am

Etiquetas: #Religião

 

 

Por Florival Raimundo de Sousa

(Universidade. A. Neto)

 florival_s@hotmail.com

 

 

Introdução

 

O percurso histórico dos povos de África foi duramente desviado do seu trajecto normal por um processo que já é demais conhecido no seio académico. O processo de colonização, tal como em outras partes do mundo, foi tudo menos pacífico. O choque repentino e prolongado de culturas criou resistências um pouco por todo continente que lutava arduamente contra a subjugação, exploração e frustração.

Inferiores em relação aos meios convencionais de luta e resistência mas ricos em manifestações culturais, profundamente enraizadas num espírito religioso, este, tornou-se no maior símbolo de resistência entre os indígenas africanos promovendo a autonomia cultural, religiosa e a promoção da cultura nativa.

Dentre os inúmeros movimentos religiosos que afloraram um pouco por toda a África nos diferentes períodos da colonização, muitos sucumbiram ao advento da pós-modernidade e globalização mas outros resistem até aos dias de hoje.

Neste trabalho, em fase de conclusão, percorremos no interior da Religião Mpadista em Angola (antes designada por Igreja dos Negros) que enquadra-se nos cultos proféticos de libertação e representa o produto espontâneo do choque cultural entre duas civilizações distintas. Analisamos a dinâmica de resistência cultural e simbólica baseada nas concepções sobre o sagrado, na exaltação de valores religiosos nativistas e, num campo mais profundo, nos esforços do renascimento do “ego” africano.

 

Objectivos do estudo



a) Descrever e analisar o papel que desempenha a REMPAD para a revitalização dos valores africanistas;


b) Identificar os mecanismos de sociabilidade com as quais a REMPAD exerce influência na esfera social.

 

 

Messianismo/profetismo


MPADI.jpga.jpg

 

Nome dado a diversos movimentos religiosos de carácter teocrático suscitados como consequência do contacto com culturas tecnicamente superiores (sic) e que consistem na crença de um messias/profeta capaz de reorganizar e restabelecer a ordem económica e social que os mitos locais descrevem como originais (1).

Socialibidade


 Segundo Gilles Ferreól (2007), a Sociabilidade refere-se à capacidade humana para fundar grupos definidos como unidades activas tais como: uma família, uma empresa uma igreja ou um exército. Ainda segundo o autor, quando se raciocina em termos de redes e nos interessamos pelas relações que se estabelecem no seio de um grupo determinado, este conceito é o mais adequado e nos remete para a análise das formas de solidariedade.


Africandade


Conceito amplamente discutido e trata basicamente da amplitude e valorização da cultura africana, reconhecendo, valorizando, significando e ressignificando as práticas culturais africanas.. Os debates sobre as africanidades estão fundamentados no conceito de etnia em contraposição ao de raça. O objetivo é construir um espaço de liberdade cultural onde a sociedade possa trabalhar a questão sem a idealização do dominador branco, (MACEDO:2006).

 

Aspectos metodológicos

 
Considerando os objectivos que nos propusemos alcançar o presente trabalho está a ser desenvolvido numa metodologia própria dos estudos sociográficos(2)com carácter qualitativo. Quer isto dizer que reside no principal interesse desta investigação o levantamento de dados que permitam o conhecimento e a explicação de uma certa realidade social.

As técnicas empregues para a recolha de dados foram as seguintes:

a) Pesquisa documental:

Recolha de bibliografia especializada acerca dos processos metodológicos relevantes ao estudo, visando um maior conhecimento desta temática nos diferentes períodos históricos.

No âmbito desta técnica o recurso a meios informáticos permitiu o acesso a dados de pesquisa especializados e actualizados bem como a base de dados de instituições oficiais.

b) Entrevista e observação:

Realizou-se o tipo de entrevista semi-aberta colhendo-se directamente dados de “informantes privilegiados”, pessoas que pela sua experiência e posição na estrutura hierárquica da instituição forneceram-nos informações precisas e pertinentes.

A observação directa foi um recurso bastante útil na medida em que foi feita simultaneamente com a entrevista e durante os cultos religiosos que o autor presenciou. Uma nota de realce pela negativa foi a tentativa de fazer anotações no local de observação o que não deixou de causar embaraços em ambos os lados.

 

 


(1) Ver in http//www.dicio.com.br/messianismo/.

(2) Nesta tipologia de estudo, a intenção é descrever rigorosa e claramente um dado objecto de estudo,
na sua estrutura e no seu funcionamento. (Ver, Carmo e Ferreira :2008).

 

 

Nota do Blogue: A religião Mpadista ou REMPAD (Religião Mpadista em Angola) é a mais conhecida pela denominação: A Igreja do Negro, "Le Noir" em Francês.

 


Archivos

Ultimos Posts