Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


A energia de Capanda já está na Damba

Publicado por Nkemo Sabay activado 19 Enero 2010, 15:05pm

Etiquetas: #Notícias da Damba

Uíge – O vice-ministro da Geologia e Minas, Lourenço Baptista Mahamba, que se encontra desde quarta-feira na província do Uige, deslocou-se hoje à localidade de Maquela do Zombo, 310 quilómetros a norte da cidade do Uige, visando constatar os trabalhos de prospecção das minas de cobre da região.
 
Na quarta-feira, durante o encontro que manteve com o governador do Uíge em exercício, Nazário Vilhena Bomba, o vice-ministro disse que a vinda à província se enquadra no programa de visitas ao município de Maquela do Zombo, concretamente nas áreas onde está a ser efectuada a prospecção de minérios.   
 
“A nossa vinda à província do Uíge, enquadra-se no programa de visitas das áreas estratégicas onde decorre a prospecção de minérios”, disse, acrescentando que tais recursos poderão contribuir para a diversificação da economia que se pretende alcançar durante o quadriénio 2009/2012.
 
Lourenço Mahamba sublinhou que, na província do Uíge, está em curso há dois anos, nas áreas de Mavoio-Tetelo e Bembe a prospecção de cobre, um trabalho desenvolvido pela empresa AP Serviços com previsão de conclusão daqui a dois anos.
 
Reconheceu que a exploração dos minerais requer, em grande parte, de grandes infra-estruturas, como caminhos-de-ferro, estradas, pontes e energia eléctrica.
 
 “Existe uma comissão intersectorial criada pelo decreto presidencial e composta por sete vice-ministros que está a tratar do levantamento das necessidades das infra-estruturas, para a exploração de cobre de Mavoio. Então, a localidade vai precisar de caminhos-de-ferro, boas estradas e energia eléctrica. Por isso, a nossa vinda cá prende-se com a sua avaliação”, argumentou.
 
Realçou por outro, que em relação à energia eléctrica, as linhas de transporte de energia de Capanda estão já no município da Damba, em direcção à Maquela do Zombo.
 
Relativamente às estradas, disse que a via Luanda/Uíge e Uige/Maquela do Zombo conheceu e continua a registar melhorias. “Agora vamos avaliar como estão os levantamentos feitos e o que é necessário fazer para que tão logo termine o trabalho de prospecção tenhamos já as infra-estruturas, visando dar início a exploração
do cobre",disse.
                                                                                                          Angop


                                     .barragemkapanda

Archivos

Ultimos Posts