Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Damba na diáspora-Ricardo Lumengo

Publicado por Mbunga Mananga activado 11 Julio 2009, 00:33am

Etiquetas: #Notícias da Damba

Ricardo Lumengo é um homem polítco suiço,membro do Partido Socialista.Eleito no dia 27 de Outubro de 2007 como deputado no Concelho Nacional,o Parlamento suiço,tornou-se assim,o primeiro africano eleito como deputado,numa das nações mais conservadora da Europa.

Em 1982 com 20 anos de idade,pediu asilo político na Suiça e obteve-o anos depois,o que é raro.Porque obter este estatuto na Suiça é muito difícil,este país de Henry Dinant,aplica com rigor a Convenção de Genebra para os refugiados,todo abuso é sancionado.

Aderiu o Partido Socialista suiça em 1996 e um ano depois obteve a nacionalidade suiça.Estudou o Direito na Universidade de Fribourg e trabalha como Conselheiro Jurídico no Centro Muinicipal de Conselho aos Estrangeiros e também no Centro de Encontros Intercultural à Multimonde em Biena,no cantão de Berna,região que o elegeu como deputado.A sua eleição foi uma sensação,jornalistas no mundo inteiro como a BBC,New York Time ou Le Monde escrveram artigos sobre ele.

A confederação Helvética é um país complexo,com quatro línguas oficial,63,7% dos seus habitantes falam alemãos,20,4% falam francês,6,4% exprimem-se em italiano e o resto tem como língua Rätoromanisch.Haver um lugar para um africano,num parlamento multicultural,entre germánicos e latinos é simplesmente incrível para muitos.

Solteiro e duas vezes pai,fala muitas línguas,como a maioria dos angolanos exilados,pode expressar-se em português,kikongo,inglês,francês,alemão,lingala e espanhol.

Antes de de ser eleito como deputado a nível nacional,Ricardo Lumengo,foi eleito no Conselho Comunal da Biena em 2004 e dois anos depois entrou no Grande Concelho de Berna(Legislativo).

No momento da eleição,no Concelho Federal,alcunharam-lhe de "Mouton Noir"(schwarz scharf,em alemão),alusão duma caricatura contra os estrangeiros,do partido mais popular da Suiça, a xenófoba SVP(UDC,em francês),onde representava três carneiros brancos que expulsavam um carneiro preto fora do país e foi discrminado pelo Parti de la Liberté,um amplo movimento da solidariedade reforçou a sua notoriedade.

E no parlamento ele é membro da Comissão da política de segurança,não faz figura da etiqueta,ele é activo.As suas iniciativas sobre a lei do exêrcito e administração militar são apreciadas bem como a sua intervenção sobre o controlo do consumo das bebidas enérgicas.Outras iniciativas da sua autoria são: Agrupamento familiar para os menores;A estenção da fiscalidade de poupança para países fora da EU;Regrupamento familial para os trabalhadores domésticos privado;Experiências com LSD;Um neo-nazi participa no treino de sub oficiais do exêrcito;Violação de direito na relação pai e filho;O compromisso de pessoas de origem estrangeira no seio do Corpo de guarda fronteiras;Procedimento acelarado no CEP;Licença para os parentes com crianças doentes.
Inteligente e ponderado.

Ricardo Lumengo nasceu no Lussenga,no dia 22 de fevereiro de 1962,frequentou as escolas primárias e secundárias em angola,foi membro da JMPLA e foi futebolista antes de emigrar para Portugal e depois para Suiça.
 

                                                                                                            Muana Damba 

Archivos

Ultimos Posts