Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Damba, breve caracteríscas geográficas.

Publicado por Mbunga Mananga activado 17 Abril 2009, 04:27am

Etiquetas: #Notícias da Damba

 

Damba é um dos municípios da província do Úige, cuja a área é de 6915 km quadrados, a populalação é estimada em 172 000,habitantes, a densidade populacional é de 26.3 ha/km quadrados, 1112 m de elevação.

Faz fronteira com o município de Maquela do Zombo ao norte, a província do Zaíre a oeste, no sul partilha a fronteira com os municípios de Bembe, Songo, Mucaba, Bungo enquanto que a leste encontramos os municípios dos Buengas e Sanza Pombo.

Tem como comunas Nkama N'tambu (Kinkama), Mpete Nkusu, Nsoso (31 de Janeiro), Lembwa (Wandu) e a sede do município.
Tem acerca de 270 aldeias, nas quais são divididas em 38 regedorias.

Muitas são aglomerações com mais de 2 mil habitantes, como Zongo que se situa a 2.61 km da vila da Damba, Kinsakala 5.22 km, Luzuanda a 5.82 km, Kimazebo a 8.28km, Kazumbi a 13,5 km a sul da sede.

A norte da sede existe aldeias como Mbanza Kinzau 5.56 km, Kicatorze (14 de Abril) a 14 km, Kisoba Nanga 18.7 km. 

Na parte oriental aldeia populosa mais proxíma é Kimayala a 10.8 km. Na via de Madimba, quer dizer a oeste da sede ,encontramos as aldeias mais importantes como Kiyanica a 4.12 km, Kinkambani a 6.65 km, Kacito a 8.24km, N'koa a 12 km, Nzunga 15,8 km.

Mbongi a Damba. antiga aldeia Nsangui, antes da chegada dos portugueses (vila da Damba) está rodeada de vária aldeias como Mbanza Mabubu, Kinkosi, Bairro da Missão, Kinteka, Kinzenze, Sala Mbongi, Sanzala Artista.

A população da sede da sede da  Damba era estimada nos fins dos anos oitenta ( 80) de 90 mil habitantes. As vilas de Yokola, a sede da Comuna Nkusu Mpete (Pete), Lemboa, Kinkama (Camatambu) e Nsosso tinha mais de 10 mil habitantes.  

 

O clima  

O clima é tropical húmido, dividido em estações de chuva (Mvula) que vai de Setembro a Maio e estação seca que se denomina cacimbo (Mbangala) que começa em Maio e termina em Setembro.

Enquanto a vegetação é contituida de savana onde dominam as chanas (ndianga), que serve para a construção de casas tradicionais e arbustos o sobretudo o denominado em kikongo Mpete. Tambêm existe floresta tipo equatorial, que muitas acompanham naturalmente os rios.

 

A população

 

A população da Damba é constituida pela etnia bakongo na sua totalidade.

A língua falada é kikongo. O português é utilizada na administração.

Uma parte da população regressada da República D.Congo (Zaire) que encontrou refúgio lá por causa da opressão lusitana, expressam-se as vezes em lingala e francês.

Encontramos na Damba os seguintes subgrupos etnolinguístico:

Bazombo, Basiicongo e Bansoso.         


                                                                                                         Muana Damba

 

Archivos

Ultimos Posts