Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Estação Experimental ajuda na melhoria da produção agrícola

Publicado por Muana Damba activado 20 Diciembre 2018, 05:26am

Estação Experimental ajuda na melhoria da produção agrícola

Uíge – O governador provincial do Uíge, Pinda Simão, considerou nesta quarta-feira, na Vila do Nsosso, município da Damba, que as técnicas que estão a ser utilizadas na Estação Experimental Agrícola local vão ajudar na melhoria da produção e produtividade dos camponeses da região, com vista a alavancar o sector na província.

O governante fez esta consideração após ter visitado a Estação Experimental Agrícola e Zootécnica do Nsosso, no município da Damba, onde constatou a execução do projecto adstrito ao Instituto de Investigação Agronómica, do Ministério da Agricultura e Florestas.

Considerou o empreendimento um centro de criação de conhecimento que vai permitir a melhoria dos níveis esperados no sector da agricultura,  uma vez que serão desenvolvidas algumas espécies com determinadas técnicas e que possam ter uma produtividade maior do que tem tido por hectare.

Disse ainda esperar que a produção aumente para os que intervêm no domínio da agricultura obtenham maior rendimento, a fim de desenvolver outros projectos e criar mais empregos e consequentemente mais recursos para melhorar as suas condições de vida.

“Pensamos que este centro é muito importante e fundamental no processo de desenvolvimento da agricultura e da pecuária na nossa província e no nosso país, em geral”, disse Pinda Simão.

Para o governante, o trabalho feito naquele empreendimento é partilhado ao nível do país, em particular, e do mundo em geral, o que fará com que haja parceiros interessados em trabalhar e apoiar o projecto.

Disse ter constatado a existência de problemas que impedem o funcionamento pleno da estação, tais como, o abastecimento de energia eléctrica, meios e equipamentos de lavoura, assim como o mau estado da via de acesso.

Acompanhado do director geral do Instituto de Investigação Agronómica, Valente Armando, o governador percorreu demoradamente as distintas áreas do projecto, tendo recebido informações detalhadas do mesmo.

O projecto, que ocupa uma área de 3.500 hectares, comporta laboratórios, área de estudo de plantas, de equipamentos agrícolas, sala de aula, campo de ensaios e de produção, posto médico e parque de estacionamento de máquinas.

Possui ainda residência para técnicos, estábulo, aviário, sala de ordenha e reservatório de leite, oficina e reservatório de água, posto de venda, entre outras.

O município da Damba dista 197 quilómetros a norte da cidade do Uíge.

Via Angop

Archivos

Ultimos Posts