Overblog Seguir este blog
Edit post Administration Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Viagem ao interior da Damba. A REGEDORIA DE NZUNGA.

Publicado por Muana Damba activado 10 Agosto 2017, 21:31pm

Etiquetas: #Notícias da Damba, #Coisas e gentes da Damba

Viagem ao interior da Damba. A REGEDORIA DE NZUNGA.

 

Viagem no interior da Damba.

 

A REGEDORIA DE NZUNGA.

 

A Regedoria do Nzunga situa-se no extremo oeste da sede da Damba, na fronteira com a comuna de Nkusu Mpete. Práticamente é a última regedoria da Sede da Damba no caminho de Sala Mbongi para quem vai no Lukunga.

 

É composta de 9 aldeias, 3 das quais não existem mais. Antigamente faziam parte da Regedoria do Nzunga, as seguintes aldeias: KIKIULA, SALA NKOWA, KIBULA, NTUMBA, KIKANGA, ZUNZU, KILWEZI, NZUNGA E LUSENGA. Esta última aldeia faz fronteira com a Comuna de Nkusu Mpete, pois as aldeias de Kilongo e Kinsuka, apesar de se situarem na órbita do Nzunga, pertencem na realidade a Comuna do Nkusu Mpete.

 

Actualmente as aldeias de Zunzu, Kibula e Ntumba já não existem mais, outras como kikanga, Lusenga e Kilwezi estão quase a desaperecer.

 

Os bakongos que habitam a regedoria do Nzunga são do subgrupo Esikongo, cuja a maioria dos Kanda, são originários dos Kizinga, como os Mpata a Nzinga, Nsimbu a Lukeni, Ntana a Zinga, Mfulu a Tunga, Mbunga Mananga (Ndumbu a Gyazi), Kikanzi, Kindona, Nfutilu na Wembo e tantos outros.

 

A Origem dos Esikongo.

 

Os Esikongo ou Besikongo, são os que habitavam a provincia kongo de Mpemba, muitos, em Mbanza Kongo. A maioria eram tradicionalistas, que ao longo dos séculos perderam guerras e influencias na capital do Reino, refugiaram-se em Madimba e na Serra de Kanda, onde fundaram importantes Lumbus e que ao longo do tempo vâo ganhando terras, de maneira que, com o tempo ocupam o Nkusu e Wandu. São os Esikongo que ocuparam as aldeias do caminho que começa de Sala Mbongi para Lukunga. Com a criação do Concelho da Administração da Damba, os Esikongo coabitaram na Damba com outros subgrupos que são os Azombo, no norte e os Nsoso, no sul da Damba. A última aldeia dos Esikongo ao sul da Damba é o Kimazebo.

 

Os homens famosos da Regedoria Nzunga.

 

Na regedoria do Nzunga nasceram muitos homens que foram notáveis na Damba. O Soba João Kituma, foi um dos homens influentes da Damba, na última década da dominação portuguesa. Sanda Martins, natural de Kikiula, foi fundador da FNLA com Holden Roberto, Jonas Malheiro Savimbi e outros. Luís Filipe, antigo Coordenador-Adjunto Provincial do Uíge do MPLA, mais tarde Director Nacional do INABE foi natural do Kilwezi e sem esquecer que nos meados dos anos 70, a equipa de futebol, Zakama, que participou no campeonato municipal de futebol tinha a sua sede no Lusenga.

 

Estamos abertos para incluir ou corrigir mais dados históricos.

 

Ingeta bosi tuvutuka muna ma vata meto.

 

Na imagem, a escola primária do Nzunga, construída no tempo colonial, é único vestígio da presença colonial na localidade. Nota-se o brasão português gravado na parede da escola.

 

Imagem do Wizi-kongo.com

Archivos

Ultimos Posts