Overblog Seguir este blog
Edit post Administration Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Damba vai beneficiar de energia eléctrica de Kapanda

Publicado por Muana Damba activado 14 Mayo 2017, 13:43pm

Etiquetas: #Notícias da Damba

Damba vai beneficiar de energia eléctrica de Kapanda

Uíge - Os municípios de Bungo, Damba, Mucaba e Songo (província do Uíge) vão beneficiar, nos próximos dias, de energia eléctrica de Capanda, no âmbito do programa do governo que visa a expansão da rede eléctrica na região.

O anúncio foi feito pelo governador da província do Uíge,Paulo Pombolo. O governante disse, nesta sexta-feira, no 1º Simpósio provincial da Sociedade Civil, que a região beneficiou mais de 70 kilowatts de energia eléctrica através da barragem de Capanda e já foram electrificados os municípios de Negage, Maquela do Zombo e Uíge, e que o governo pretende expandir a rede para todos municípios da província.

Avançou que os técnicos já fizeram o estudo de viabilidade, o projecto foi concluído com êxito e aguarda-se apenas o momento certo para o arranque dos trabalhos. “ A subestação eléctrica que vai fornecer corrente aos municípios de Mucaba, Bungo e Damba será instalada na comuna do Nsosso, município da Damba, utilizando a energia de Capanda”, frisou.

Na segunda fase, disse Paulo Pombolo, serão electrificados os municípios de Ambuila, Bembe, Sanza Pombo, Puri, Buengas, Milunga, Quimbele e Cangola.

Relativamente ao município do Sanza Pombo, enquanto se aguarda o arranque deste projecto, está prevista a criação de uma mini-hídrica para fornecer a iluminação à sede e fazer funcionar o mais rápido possível os vários projectos em curso na região.

“Vamos resolver esta situação faseadamente por formas a atendermos as necessidades da população em todos municípios e garantir um desenvolvimento sustentável e equilibrado da província”, asseverou.

O governante convidou os empresários interessados e com maior capacidade empresarial para investirem na região, sobretudo,  nos sectores da agricultura, hotelaria e turismo, comércio e outros domínios que visam o desenvolvimento da província.

As portas estão abertas para receber todos empresários que querem investir na região, assegurou, acrescentando que a província oferece condições adequadas para o empresariado e quem investir nesta região sobretudo no domínio da agricultura, turismo, comércio e outros não se vai arrepender, mas sim sairá a ganhar.

Na ocasião, apelou as autoridades tradicionais e a população em geral a não impedirem os empresários que querem desenvolver projectos adequados na região, mas sim comunicar o governo local ou administração municipal para legalidade e a autorização.

 Em relação a água, Paulo Pombolo disse que a sede da província beneficiou recentemente um projecto de âmbito nacional que vai permitir a instalação de mais de 19 mil ligações domiciliarias em 24 bairros num total de 150 quilómetros, cuja primeira fase já beneficia milhares de habitantes.

Para os municípios da província serão melhorados e ampliados os sistemas de abastecimento de água e a criação de novos furos artesianos nas aldeias para ultrapassar algumas dificuldades que a população enfrenta.

Adiantou que o Plano Nacional de Desenvolvimento reserva para província do Uíge vários projectos de impacto social e económico que serão desenvolvidos paulatinamente para o bem-estar da população.

Dentro deste plano, enfatizou, está programado para o Uíge a melhoria da qualidade de formação dos quadros médios e superiores, o arranque de novos cursos superiores como a engenharia e medicina, construção de novas infra-estruturas sociais, transformação da agricultura de subsistência para mecanizada, incentivar o surgimento de pequenas e médias industrias.

Via Angop

Archivos

Ultimos Posts