Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Lufwa lwa Ndona Sofia Lawu Nzengele

Publicado por Muana Damba activado 16 Febrero 2017, 16:40pm

Etiquetas: #Coisas e gentes da Damba

Lufwa lwa Ndona Sofia Lawu Nzengele

 

Por Dr. Camilo Afonso Nanizau a Nsaovinga

 

E MBUTA ZA ANTU ATULONGA VO : E MBOKA LUFWA KAYA KALA NVUTU KO!

MBIKA MFUMU NZAMBI KATUMBULA E MOELANI YE KALUNDA WO MUNA MOKO MANI KWAYELE NVU!

Kuna Kanda dya asi, Mafutila na Wembo; kuna kise,asi Mbunga Mananga (Ndumbu a Gyazi);kwa kikayi Mfulu a Tunga ye Mbenza a Nsamba.

Kya mbote kyeno,muna ngemba,luvuvamu ye zola kwa Mfumu Nzambi.

Muna ntangu yayi,e mbundu zeto ye ngindu zeto kazina dyaka malunga ko. Muna nkondilo za Ndona Lawu dya Nzengele.

Elo, mu la ya la tunanga,kansi katulendi kondwa kwa lunga ko,ye fyaluisa ena tuwutukidi ye kudivwila.Tunanga bosi e nkasa za kinzenga,twamana zengalakana!

Muna dyodyo,bika Mfumu Nzambi katuvana e kuma ye nkolo,twafila e mwana eto,vena moko ma Mfumu Nzambi,kilumana kazingila muna vuvu ye vu!

Kuna kwa mono weno,

Mfumu Nanizawu

 

Sobrinha Sofia,

Neste momento tão sofrível,e dos nossos corações constrangidos, como o que estamos vivendo, com a sua partida para o descanso eterno na plenitude do Senhor, faltam-nos as palavras justas para exprimirmos o nosso sentimento de Dor!

Estou me recordando nesta altura,quando o meu cunhado Nzengele, de feliz memória, sempre que estivéssemos juntos, em nossa casa ou na sua casa, no Mbanza Mabubo, por altura do seu retorno definitivo para Angola,em 1974,pedia-me constantemente que ensinássemos as nossas crianças recentemente regressadas, o português, de modo que não se atrasassem na escola, por falta do domínio do português. Na altura, como professor na Escola da Missão Católica da Damba,e sob a orientação do Superior da Missão,o Pe Daniel e o Pe Hortêncio,mobilizamos um grupo de Professores e demos o início do curso intensivo do ensino da Língua Portuguesa a todos os jovens recém regressados ao país,e com níveis de escolaridade do ensino médio e universitário.

A Sofia, Lawu, fez parte deste grupo. Razão suficiente de ela ter evoluído bastante na forma como se exprimia em português, apesar de ter se casado com o ilustre Professor Moniz Mbunga,de feliz memória,e um bom falante de português.Afável,sorridente e muito amiga dos seus.Foi sempre uma pessoa alegre e que soube cumprir com as normas estabelecidas na altura.Nenhum aluno retornado deveria dirigir-se ao professor e falar em kikongo ou Lingala.Mfumu Kupessa e outros do seu tempo sabem o quanto lhes custou.Pois, são o nosso orgulho de termos sido a geração de Professores da Damba,que na altura contribuiu para a formação desta primeira geração retornada, que fala e escreve o português tal como o aprenderam na Missão Católica da Damba,ou ainda,na Missão Católica de S.João de Brito.

Nesta hora de partida da sua Alma para o descanso memorável no regaço do Senhor, Rogamos ao Deus da Vida que a guarda na sua Eternidade!

Mfumu Nanizawu

Archivos

Ultimos Posts