Uíge - A reabilitação dos troços rodoviários que ligam às cidades do Uíge à de Negage, passando pelas aldeias do Calumbo e Dambi e Quitexe/Ambuila/Quipedro foi hoje consignada pelo secretário de Estado da Construção, António Flor, e pelo governador local, Paulo Pombolo.
O troço Uíge/Calumbo/Dambi/Negage, com uma extensão de 38 quilómetros de estrada, a ser executado num período de 14 meses, está orçado em USD 29 milhões 652 mil 276, cuja empreitada está a cargo da construtora chinesa CTCE.
Já o troço Quitexe/Ambuila/Quipedro, com uma extensão de 76 quilómetros, avaliado em USD 55 milhões 718 mil, será executado pela empresa chinesa CPP, no prazo de 14 meses.
Falando no acto, o governador Paulo Pombolo, considerou que a reabilitação destes troços vai facilitar a circulação de pessoas e bens, tendo em conta o estado avançado de degradação que as mesmos se encontram.
Segundo o governante, trata-se de uma mais valia a recuperação do troço Quitexe/Ambuila/Quipedro, porque vai permitir o escoamento da madeira explorada no município de Ambuila.
Na ocasião, o governador pediu ao Ministério da Construção e ao Instituto de Estradas de Angola rigor na fiscalização das obras, para que tenham maior durabilidade e qualidade.
Por sua vez, o Secretário de Estado da Construção garantiu que a recuperação dessas vias vai melhorar a circulação de pessoas e mercadorias nos dois eixos, condição fundamental para a cadeia de produção, comercialização e consumo de bens produzidos nas localidades atravessadas.
Explicou que a reabilitação dos dois troços de estradas consignadas enquadra-se no programa de reabilitação de 1.324 quilómetros a serem executados a partir deste mês, em todo o país, financiadas pela linha de crédito da China.
Presenciaram o acto de consignação, responsáveis do Ministério da Construção, do Instituto de Estradas de Angola, os administradores municipais do Uíge, Negage, Quitexe e Ambuila, membros do governo local e autoridades tradicionais e religiosas.
Via Angop