Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Os bairros da cidade do Uíge: MBEMBA NGANGU

Publicado por Muana Damba activado 4 Septiembre 2016, 14:24pm

Etiquetas: #Notícias do Uíge

Os bairros da cidade do Uíge: MBEMBA NGANGU

Por Aniceto Leonildo

O nome Mbemba Ngangu deriva do Kikongo, Mbemba significa Águia; enquanto Ngangu traduz-se sabedoria. Mbemba Ngangu significa "Águia inteligente"

Quanto a atribuição do nome Mbemba Ngangu, os antigos moradores relatam que na época colonial, a área urbana deste bairro era chamada por bairro "Económico" (nome atribuído pelos portugueses).

Com a construção do Bar Jardim, a zona suburbana passou a ser chamada pelos portugueses por "Montanha Pinto". Tempos antes, com a crescente onda de revolta liderada pelo rei das terras em que os portugueses edificaram a cidade, houve um massacre que resultou na morte do chefe militar Mbemba Ngangu, cognonimado também por Ngangula; cuja cabeça foi espetada em uma estaca publicamente exibida. A partir deste tempo o povo passou a chamar o bairro por "Mbemba Ngangu".

Zonas e divisões do Bairro Mbemba Ngangu

O bairro encontra-se dividido em duas áreas: urbana e suburbana.

Área Urbana:

Nesta área existem casas construídas pelos colonos portugueses, actualmente, habitadas quase totalmente por angolanos. As suas ruas estão letradas de A à M. Ocupa o Norte, Nordeste e uma parte do centro do bairro, totalizando cerca de 4 quilómetros quadrados.

Área suburbana:

Esta área é a mais densamente povoada. As casas são construídas de forma auto-dirigida, resultando num subúrbio dividido administativamente em 4 Zonas. Dentro destas zonas tem Bairros cada vez mais crescentes. Vale destacar os bairros por zona.

Zona 1

Esta zona cresce em torno da Rua J, ocupando uma área de aproximadamente 2,4 quilómetros quadrados ao Leste do bairro. É muito restrita e apresenta pouquíssimas ruas, o que faz a sua circulação se limitar em becos.

Zona 2

Inicia no Leste e vai em direcção ao centro do bairro, ocupando uma área de aproximadamente 5,6 quilómetros quadrados que se estende até ao Sudeste. As ruas são mais abundantes do centro ao Sudeste, criando becos no interior da zona em que o terreno é muito acidentado.

Zona 3

Inicia no Centro e vai ao Sul até ao Sudoeste. É uma das zonas mais habitadas e é constituída por vários Bairros, nomeadamente o Kixikongo, Quem Quero, Bairro Ambuila e Sexta Cia.

Actualmente encontra-se em expansão contínua, chegando a albergar cerca de 40% de toda população do Mbemba Ngangu.

Zona 4

Esta zona inicia no Centro do Bairro, se estende em Direcção ao Oeste; é densamente habitado, chegando a ter uma população um pouco maior que a da Zona 3. Está composto por vários Bairros, chegando a ser repartido em duas partes: Mbemba Ngangu e Catorze.

O povo deste Bairro é maioritariamente Kongo, provenientes dos municípios a norte da Província do Uíge. A língua mais falada é a Portuguesa (pela maioria da população), seguida de língua kikongo (nas suas diversas variantes).

A religião é maioritariamente Cristã, em que destacam-se os:

Protestante (Pentecostal, Baptista, Reformada, Tocoísta, Kimbanguista, etc.) e Católica (Romana). A seguir está a religião Animista (Kintwadi kya Bangunza, Mpeve a Nlongo, etc.). Por fim o Islão e outras religiões são praticadas por uma minoria.

Escolas e Educação

Na tenra idade, a educação neste bairro dá-se nas famílias, auxiliadas pelas igrejas; é de observar que a igreja exerce uma forte influência sobre a educação das crianças. O ensino Superior não é mais uma novidade como há um qüinquénio atrás. O Bairro tem 8 escolas, 6 do Ensino Primário, 1 do Primeiro Ciclo do Ensino Secundário e 1 do Ensino Médio (incluindo Primeiro Ciclo). Estão distribuídas do seguinte modo:

Escolas Primárias

Escola n° 107 (Localização: Rua B da Área Urbana) a mais famosa do bairro; Escola n° 20 (Localização: Rua dos Candeeros, Zona 4, Área Suburbana); Escola da Igreja Tocoista (Localização: Zona 2, Área Suburbana); David Binda (Localização: Bairro Kixikongo, Zona 3, Área Suburbana); Escola Primária da Zona 4 (Área Suburbana); Escola Primária do Kituma (Localização: Aldeia Kituma Zona 4, Área Suburbana).

Escolas Secundárias - l e ll Cíclos

Escola do I° Ciclo do Ensino Secundário 17 Setembro (Localização: Rua B da Área Urbana); Instituto Médio de Administração e Gestão do Uíge (Localização: Aldeia Kituma, Zona 4, Área Suburbana.

Em termos económicos adaptados a realidade local do Uíge, o Bairro apresenta uma classe alta, média e baixa. A classe geralmente se concentra na área urbana, bem como a classe média que também se estende até a área suburbana. A classe baixa, vive concentrada na área suburbana ou nas redondezas da urbana.

A actividade principal é a agricultura, combinada com o comércio destes bens agrícolas e por fim, uma pequena parte da população actua na função pública.

Os bairros da cidade do Uíge: MBEMBA NGANGU
Os bairros da cidade do Uíge: MBEMBA NGANGU
Os bairros da cidade do Uíge: MBEMBA NGANGU

Archivos

Ultimos Posts