Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Expo Uíge/2016 arrecada 350 milhões de kwanzas

Publicado por Muana Damba activado 8 Julio 2016, 22:12pm

Etiquetas: #Notícias do Uíge

A Expo Uige 2016. Imagem do Muana Damba

A Expo Uige 2016. Imagem do Muana Damba

Uíge - Trezentos e cinquenta milhões de kwanza foram arrecadados de 04 a 07 de Julho corrente, na Praça da Independência da cidade do Uíge, pelos expositores da VII edição da Feira Agro-pecuária "EXPO UÍGE 2016", anunciou o responsável da FIL, Carlos Calas.

Carlos Calas que falava quinta-feira em representação do PCA da FIL, Matos Cardoso, avançou que o montante foi arrecadado por 200 expositores de nove municípios, sete produtores locais e um número considerável de expositores nacionais e estrangeiros.

Segundo ele, o valor veio da venda de café, 20 cabeças de gado bovino e igual número de caprino, 60 toneladas de banana, livros exposto por 40 expositores nacionais, mil 250 pares de sandálias de fabrico artesanal, entre outros produtos expostos.

Em relação ao ano transacto, a empresa organizadora da feira registou um acréscimo de mais de 20 por centos do total obtido neste ano.

A feira promovida pela FIL em parceria com o governo da província do Uíge, primou na diversificação da economia na região, investindo na produção e transformação agrícola.

Carlos Calas assegurou que a FIL vai continuar a dinamizar anualmente trabalho idêntico com vista a incentivar os expositores, agricultores, empresários e comerciantes nacionais e estrangeiros a aderirem nesse processo económico e contribuírem para uma Angola melhor.

O responsável revelou que o trabalho foi realizado num perímetro de mil metros quadrados e uma área para exposições de 15 mil metros quadrados com uma tenda oval com cerca de 200 metros quadrados e mais de 60 estantes para montagem de produtos diversos.

Os sectores de indústria comércio, agro-pecuária, hotelaria e turismo, contribuíram igualmente na demonstração prática dos seus serviços sociais.

A EXPO UÍGE 2016 é uma promoção do governo da província no âmbito das comemorações dos 99 anos da elevação do Uíge a categoria de cidade.

Durante as festividades da cidade do Uíge, diversas actividades culturais, desportivas, assim como o Fórum de Oportunidades e Negócios, que abordou em sistema de painéis temas como “O impacto da queda do preço de petróleo no mercado internacional e as medidas do Executivo para o contínuo crescimento da economia” e “O papel das cooperativas agrícolas da província na produção de subsistência para uma agricultura virada para o mercado”.

“A experiência do perímetro irrigado do Caxito e probabilidade da sua reprodução”, “Desafios e técnicas de produção da mandioca em grande escala e sua transformação para alimentação e exportação”, “A produção do arroz no planalto do Lucelua - progressos e perspectivas”, constaram das matérias de abordagem no fórum encerrado quarta-feira.

Diversas entidades como ministro de Agricultura, Afonso Pedro Canga, o governador do Cuanza Norte, José Maria dos Santos, representantes dos governos das províncias de Malange e Bengo, assim como membros do governo local e administradores municipais, empresários, empreendedores, docentes e discentes das instituições superiores da província do Uíge presenciaram o evento.

Via Angop

Archivos

Ultimos Posts