Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Futebol/Uíge: Candidato da lista A promete formar treinadores e criação de associações municipais

Publicado por Muana Damba activado 15 Junio 2016, 05:05am

Etiquetas: #Notícias do Uíge

Futebol/Uíge: Candidato da lista A promete formar treinadores e criação de associações municipais

Uíge - O candidato da lista A nas eleições da Associação Provincial de Futebol (APF) do Uíge, Joaquim Fernandes "Quinito", garantiu nesta terça-feira, nesta cidade, que o seu programa para o quadriénio 2016/2020 dará prioridade a formação de treinadores em toda região e criação de associações municipais de futebol.

A divisão da província em quatro regiões desportivas, nomeadamente “Sanza Pombo, Buengas, Milunga, Quimbele e Púri”, “Uíge, Negage, Cangola e Quitexe”, “Maquela do Zombo, Damba, Bungo e Mucaba” e “Songo, Ambuila e Bembe”, assim como o combate a corrupção na arbitragem, entre outros, fazem parte da sua agenda, conforme avançou à Angop, no fim da campanha eleitoral junto dos clubes.

O candidato informou que faz igualmente parte do seu programa, o incentivo do intercâmbio entre os clubes e as instituições do ensino superior, como a universidade Kimpa Vita e o ISCED, através dos cursos de psicologia, pedagogia e enfermagem, condição obrigatória para os clubes inscreverem-se em duas categorias, caso pretendendam disputar os campeonatos organizados pela associação local.

Joaquim Fernandes disse que caso seja eleito, a sua atenção também estará virada na organização desportiva a nível dos clubes e da própria associação, numa perspectiva de curto, médio e longo prazo, assim como transformar a província num consumo desportivo a nível nacional, iniciando com a valorização dos recursos humanos existentes no Uíge.

“Com a criação das associações municipais será possível movimentar a província em termos desportivos de igual para igual e, com isso, o número de praticantes será maior, tanto quanto a descoberta de novos talentos que a província e o país tanto almejam”, sublinhou, com um sorriso no canto dos lábios.

Admitiu condecorar os antigos jogadores a nível da região, assim como levá-los a emprestarem o seu saber junto dos dirigentes, futebolistas e treinadores em todas as equipas existentes na província, para se resgatar o prestígio alcançado nas décadas 70 e 80, tendo equipas de renome como Construtores e Futebol Clube do Uíge.

Comprometeu-se a trabalhar em colaboração com o governo local e os órgãos que regem a modalidade no país, sugerir e também propor, entre outras ideias, para que as promessas feitas nos anos anteriores, a exemplo da construção de dois campos de futebol, com uma capacidades para 10 mil espectadores cada, sejam efectivadas.

As eleições para a Associação Provincial de Futebol, cuja campanha eleitoral foi aberta no dia quatro deste mês, acontece nesta quarta-feira (15), as 14 horas, numa das salas de reuniões da direcção provincial da Juventude e Desportos, cuja comissão eleitoral é constituída por um coordenador, secretário e vogal, nomeadamente Paulo Bungo, Neves Filipe Macaêngo e Nicolau da Costa.

A lista “B” ao cadeirão máximo da APF do Uíge é liderada por Agostinho Neves António.

Via Angop

Archivos

Ultimos Posts