Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Estudantes constatam pólo de Sanza Pombo

Publicado por Muana Damba activado 11 Junio 2016, 07:40am

Etiquetas: #Notícias do Uíge

Uíge - Um grupo de alunos do curso médio de geografia, da Escola de Formação de Professores do Uíge "Cor Marie" (ex-Instituto Médio de Educação), constatou nesta quinta-feira o funcionamento do Pólo Agro-industrial do Sanza Pombo, localizado a 150 quilómetros a nordeste da sede capital da província do Uíge.

O pólo, ligado a produção de arroz e criação de gado bovino para corte (para abate), ocupa uma área de nove mil e 433 hectares, dos quais 60 hectares são explorados para cultivo de arroz, com uma média de 4.5 toneladas de arroz por cada hectare.

A safra da última época agrícola está estimada em duas mil toneladas de arroz que estão armazenados em quatro silos - dois com a capacidade de 1500 toneladas cada e igual número para 500 toneladas cada.

Actualmente, o Pólo Agro-industrial do Sanza Pombo conta com 2000 cabeças de gado bovino da espécie “nelori”, proveniente de Brasil, e 286 outras oriundas de Namíbia.

O pólo de Sanza Pombo carece de um talho e laboratório. Neste momento, o abate de animais é efectuado no projecto Agricultiva do Negage, que dista a cerca de 120 quilómetros, e as analises na província do Huambo.

Em declarações à Angop, António Afonso Isabel, professor da geografia, disse que a visita dos alunos ao pólo tem como objectivo aliar a teoria a pratica.

Por seu turno, a estudante Idacelma da Fátima louvou a iniciativa de implementação na região de um pólo agro-industrial, na medida em que contribui, em grande medida, na diversificação da economia.

“Gostei muito de tudo quanto vi. Há um bom desenvolvimento, sobretudo em termos da produção de arroz e criação do gado”, frisou.

Já Custodio Ernesto Bula, também aluno da mesma instituição, disse ter concretizado o que se fala durante as aulas no domínio da agricultura e da industrialização do país.

Via Angop

Archivos

Ultimos Posts