Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Nacionalistas Simão Toco, Pascoal Luvualu e Manuel Quarta Punza homenageados

Publicado por Muana Damba activado 12 Mayo 2016, 06:45am

Etiquetas: #Notícias do Uíge, #A luta de libertação de Angola

Nacionalistas Simão Toco, Pascoal Luvualu e Manuel Quarta Punza homenageados
Uíge - Os nacionalistas Simão Gonçalves Toco, Pascoal Luvualu e Manuel Quarta Punza, da província do Uíge, foram hoje, terça-feira, homenageados pela sua dedicação e contribuição na luta contra o colonialismo português e na defesa dos interesses dos angolanos, durante a luta de libertação nacional que culminou com o alcance da Independência Nacional.

A homenagem, que contou com a presença de governantes, entidades políticas e religiosas, autoridades tradicionais, familiares, órgãos de defesa e segurança, foi promovida pela Revista “In Memoriam”, especializada na recolha, tratamento e divulgação de biografias de figuras angolanas, que nesta sua terceira edição aborda a vida e obra dos três nacionalistas angolanos.

Ao falar no acto, o governador provincial do Uíge em exercício, Carlos Mendes Samba, destacou o percurso histórico dos três nacionalistas e a sua contribuição na luta de libertação nacional.

Para Carlos Mendes Samba, os angolanos jamais se esqueceram destes vultos dos nacionalismos que muito cedo bateram-se incansavelmente na luta contra a dominação e opressão colonial, com vista a devolver a dignidade do povo angolano.

Nesta senda, solicitou aos angolanos em geral e da província em particular, a honrarem e a valorizarem a contribuição das conquistas alcançadas com a luta dos mesmos nacionalistas.

No acto, os familiares de Pascoal Luvualu, Manuel Quarta Punza e responsáveis da igreja Tocoista, que se pronunciaram a propósito, reafirmaram continuar a trabalhar para dignificar a dimensão e o bom nome destes, com vista a perpetuar a sua imagem.

Pascoal Luvualu (1932- 1992), nasceu em Quibocolo, município de Maquela do Zombo, membro co-fundador da União Nacional dos Trabalhadores Angolanos (UNTA).

Simao Gonçalves Toco nasceu na aldeia de Mbanza Zulumongo, localizada no município de Maquela do Zombo, enquanto Manuel Quarta Punza que exerceu entre outras funções a de Comissário provincial do Uíge, também nasceu no município de Maquela do Zombo.

Via Angop

Archivos

Ultimos Posts