Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Destacada interligação do homem com a dança

Publicado por Muana Damba activado 3 Mayo 2016, 11:50am

Etiquetas: #Notícias do Uíge

Imagem de arquivo

Imagem de arquivo

Uíge - O chefe de departamento da Cultura no Uige, Soares Kitoco, destacou sábado na povoação de Senga, 20 quilómetros a nordeste da cidade do Uíge, a interligação do homem com a dança, desde os promórdios da sua existência.

Falando em representação do director provincial da Cultura no acto que marcou a celebração do dia mundial da dança, que contou com a participação de oito grupos de bailarinos, referiu que desde os primórdios um conjunto de actividades de carácter cultural e educativo do ser humano interligam o homem e dança.

“Dançar é uma tarefa muito importante na vida do ser humano, ela contribui grandemente na manutenção do nosso bem-estar físico, social e moral. Educa e disciplina o estado ambiental do nosso corpo, cria simpatia entre os homens e pode ser praticada por todas idades e em qualquer local”, acrescentou.

Soares Kitoco afirmou que o governo através do sector da Cultura continua a evidenciar esforços para melhorar a historia da dança no país e em particular na província.

Em declarações a Angop, a margem da actividade, o agente cultural local, Lando Miabanzinga, lamentou a falta de educação e conceito pedagógico aos coreógrafos de muitos grupos de dança.

“Penso que todo o grupo de dança organizado onde tem um líder ou um chefe, em geral, tem que seguir as regras que impõem a dança, a dança não pode ferir o pudor, é preciso que dancemos respeitosamente, o corpo do ser humano tem carácter sensível”, sublinhou.

“Portanto, não há problemas quando dançamos e nem tabu a cerca disso, a dança é sempre bem-vinda para toda e qualquer pessoa que vive nesta terra. Se quisermos viver bem e prolongar um pouco os nossos anos de vida, então cantemos, dancemos e bailemos sem problemas”, afirmou.

Já o regedor da povoação do senga, Domingos Kabango louva a iniciativa do governo na mobilização e motivação da juventude pela realização da actividade, repudiando certos jovens que particam acções menos dignas para as comunidades.

“Actos do género devem se realizar constantemente nas comunidades, não só na nossa mas em muitas outras comunidades que também precisam de movimentar a juventude com vista ocupar os tempos livres dos mais novos com actos como este que estamos a ver aqui na nossa região. É preciso que se cative a nova geração fazendo cultura nas suas comunidades se quisermos ter comunidades sem delinquência e sem violência”, advertiu.

O dia mundial da dança foi instituído pela UNESCO a 29 de Abril de 1982, em homenagem ao grande coreógrafo, Jean George Nevere, que revolucionou com o modelo actualmente conhecido como Ballet.

Participaram do acto os grupos de dança como, os N'gola, Ana Kandande, Familia do Semba, Sancara, Zombo Dya Makanda, os Katutas, os Gingongo da Sareia, Elenco do Senga.

A direcção provincial da cultura controla mais de 63 grupos de dança devidamente registados.

Via Angop

Archivos

Ultimos Posts