Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Missão de Kicaia pode ser qualificada como sítio histórico, diz director da Cultura

Publicado por Muana Damba activado 10 Enero 2016, 12:59pm

Etiquetas: #Notícias do Uíge

Uíge - A antiga missão de Kicaia , conhecida como missão do norte de Angola, na província do Uíge, pode ser qualificada como sítio histórico para homenagear os angolanos que aí pereceram com os maltratos da PIDE DGS na era colonial, defendeu no sábado, na mesma localidade, o director provincial da Cultura, José Caricoco Cussiquina.

Falando no termo da visita ao local, o responsável revelou que o local fundado a 25 de Junho de 1922 por missionários britânicos com objectivos de propagação do evangelho de Cristo e desenvolver actividades socio-culturais está há mais de 50 anos sem o seu papel.

“Precisa-se realizar um levantamento e propor as instâncias de direito para a sua qualificação dado o valor histórico que reveste”, disse, acrescentando que é necessário homenagear os angolanos que lá morreram", disse.

O cidadão João Garcia Panzo, que em 1961 tinha já 39 anos de idade, disse que nessa localidade existem duas prisões construídas de pedra, onde se encontravam centenas de angolanos, entre eles pastores e evangelistas, funcionários públicos, que eram submetidos à tortura.

Dinis Paulo, um dos professores desde 1922 data da criação da missão, disse que a missão Kicaia, 39 anos após a sua criação, tem um internato com capacidade de albergar 300 pessoas, um instituto bíblico, um hospital, maternidade, piscina, entre outros serviços.

“Hoje o local está renascer dos escombros deixados pelo conflito armado a começar com a reabilitação da igreja, escolas e residência dos professores, pastores e mestres”, referiu.

Via Angop

Archivos

Ultimos Posts