Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Chuva causa quatro mortos e mais de mil desabrigados em 2015

Publicado por Muana Damba activado 11 Enero 2016, 21:42pm

Etiquetas: #Notícias do Uíge

Imagem de arquivo

Imagem de arquivo

Uíge - Quatro mortos, 13 feridos e 1,404 pessoas sem abrigo, no Uíge, em consequência das fortes chuvas que se abateram sobre a região,constam dos dados do balanço das principais actividades do Serviço de Protecção Civil nessa província durante o ano transacto (2015), disse hoje, segunda-feira à Angop, o seu responsável, Eduardo André Almeida Pereira.

O responsável, que falava à Angop no âmbito do balanço das principais actividades desenvolvidas pelo órgão, disse que as chuvas provocaram também a destruição de 325 residências, três Igrejas, duas escolas e 21 outras residências construídas em zonas de risco ficaram inundadas.

Eduardo André apontou os municípios de Maquela do Zombo, Mucaba, Uíge, Songo, Ambuila, Bembe, Negage, Sanza Pombo, Kangola, Buengas, Quitexe e Damba, como sendo os mais afectados.

A propósito avançou que os sinistrados beneficiaram de chapas de zinco, roupa usada, sal, fuba de milho, arroz, sabão, óleo alimentar e outros bens da primeira necessidade.

No âmbito das actividades desenvolvidas durante o ano passado, o Comando Provincial dos Serviço de Protecção Civil e Bombeiros identificou também 31 zonas de risco nos municípios do Uíge, Maquela do Zombo, Quimbele e Negage, tendo sinalizado as mesmas e sensibilizou a população a abandonar as zonas ora identificadas para e evitar o perigo.

Eduardo André lembrou que foram igualmente identificadas nos diferentes municípios da província sete ravinas de grande dimensão.

Garantiu que no presente ano, a área dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros, vai intensificar as campanhas de sensibilização, palestras nas comunidades e a difusão de informações importantes para a prevenção de incêndios, sinistros provocados pelas chuvas bem como a perca de vidas humanas.

Aconselhou a população no sentido de fazerem construções de residências em locais certos, tipo de material a utilizar na construção e outros cuidados para se evitar os vários perigos que acontecem sobretudo nesta época chuvosa.

Via Angop

Archivos

Ultimos Posts