Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Missionários reúnem-se com o Governo no Uíge

Publicado por Muana Damba activado 20 Diciembre 2015, 13:25pm

Etiquetas: #Notícias do Uíge

Missionários reúnem-se com o Governo no Uíge

O encontro aconteceu, nesta sexta-feira, dia 18 de Dezembro de 2015, na cidade episcopal, na sala de reuniões da Sé-Catedral.

Os missionários liderados pelos dois bispos, o emérito e o titular reuniram-se com o Paulo Pombolo, num coloquio considerado histórico para as relações entre Igreja e o Estado na diocese do bago vermelho.

Os missionários religiosos e religiosas, bem como todo clero diocesano ouviram incentivos sobre da parte do governador sobre o trabalho desenvolvido pela Igreja Católica. A Igreja na expressão do governo do Uíje é parceira incontornável do estado angolano, nas áreas da educação e saúde. Passados os anos de guerra é preciso afinar os relacionamentos para lançar a prestativa da estabilidade das famílias na busca do bem-estar. Paulo Pombolo disse que o ‘importante papel’ desempenhado pela Igreja Católica não se limita à formação de quadros, mas também na pacificação dos espíritos dos angolanos em todas as localidades.

Uíge é uma cidade e município de Angola, capital da porvincia do Uige. O território do Uíge, tem uma extensão de 58 698 Km e dista acerca de 317 Km de Luanda, capital Angolana. Tem cerca de 61 mil habitantes. Em 1955 a Vila do Uíge passou a designar-se Vila Marechal Carmona, em honra do antigo presidente português Óscar Carmono, mantendo-se o distrito de que era sede com o nome Uíge. Depois de ser elevada a cidade, passou a denominar-se simplesmente Carmona. Em 1975, com o alvorecer da Independência readquiriu o nome original de Uíge.

A Igreja como organização está na cidade criada como diocese desde 1967. A Igreja católica com uma rede e capilaridade em quase toda a extensão da província, liderada pelo seu bispo diocesano Dom Emílio Sumbelelo exprimiu a vontade de serviço a comunidade. Nos 16 municípios estão presentes as paróquias que são animadoras da vida comunitária ao lado das administrações locais.

Dom Emílio Sumbelelo disse que o encontro foi querido pelo governador e é uma dinâmica que deveria ser seguida por outros governadores, por forma a engajar a atividade missionária de evangelização na vida das comunidades.

Via Apostoldao

Archivos

Ultimos Posts