Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Jovens terminam cursos de electricidade e carpintaria no Songo

Publicado por Muana Damba activado 4 Diciembre 2015, 16:45pm

Etiquetas: #Notícias do Uíge

Jovens terminam cursos de electricidade e carpintaria no Songo
Songo - Cinquenta e três jovens terminaram quinta-feira cursos nas espcialidades de electricidade e carpintaria, no Pavilhão de Artes e Ofícios do Songo, 40 quilómetros a norte da cidade do Uíge, após nove meses de formação.

O acto de encerramento decorreu numa das salas da mesma instituição e foi presidido pelo chefe de secretaria interino da administração municipal do Songo, Matumona Sebastião Teca, em representação da administradora municipal, Adelina Pinto.

Na ocasião, o responsável do pavilhão, António Rodrigues Fernando, deu a conhecer que a instituição matriculou no início do ano lectivo 2015, 70 formandos, dos quais duas mulheres, desta cifra, desistiram quatro do curso de carpintaria e seis outros de electricidade.

“O Pavilhão de Artes e Ofícios do Songo é uma unidade de formação profissional, vocacionada para formar jovens, com vista a possibilitar a sua participação na vida activa do país. Neste ciclo formativo, o mesmo funcionou apenas com os cursos de electricidade e carpintaria, onde foram matriculados 70 formandos, desistiram dez (seis de electricidade) e reprovaram sete”, esclareceu.

Acrescentou que ao longo do ano lectivo, o Pavilhão passou por muitas dificuldades, sobretudo no que concerne a falta de materiais gastáveis, ferramentas, tanto para electricidade como para carpintaria, bem como computadores para o curso de informática, solicitando as entidades afins no sentido de dar o seu apoio, com vista a cumprir com os objectivos pelo qual o centro foi criado.

Os recém-formados pediram a administração e as demais entidades da província, que saibam aproveitar a mão-de-obra que o pavilhão tem vindo a formar, para contribuírem também no desenvolvimento do país e em particular do município do Songo, garantindo colocar em prática os conhecimentos adquiridos e contribuírem com seu saber nos futuros desafios.

O município do Songo tem um território de 2.800 quilómetros quadrados, composto por uma comuna, 13 regedorias, 81 aldeias e conta com uma população de 62.362 habitantes, segundo dados do Censo/2014.

Via Angop

Archivos

Ultimos Posts