Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Escolas construídas nas zonas fronteiriças

Publicado por Muana Damba activado 18 Diciembre 2015, 10:22am

Etiquetas: #Notícias do Uíge

Fotografia: Arimateia Baptista
Fotografia: Arimateia Baptista

Por José Bule

O Governo prevê construir dez escolas nas localidades fronteiriças da província para evitar que as crianças angolanas atravessem a fronteira para frequentar aulas na vizinha República Democrática do Congo (RDC), afirmou ontem o governador provincial do Uíge.

Paulo Pombolo, que falava na abertura da IV Sessão Ordinária do Governo Provincial, explicou que as escolas concluídas este ano e outras em construção vão permitir o ingresso de mais de 15 mil crianças, no próximo ano lectivo, no sistema normal de ensino. Outras 15 escolas vão ser erguidas no interior da província.

Quanto ao sector da Saúde, o governador disse que a prioridade é a conclusão dos hospitais municipais do Bembe e Cangola, e a construção de outros nos municípios de Ambuíla e Milunga.


A reunião avaliou o estado actual do sector da Justiça e dos Direitos Humanos na província e concluiu ser fundamental e urgente que o Governo Provincial trabalhe na criação de condições para a realização de uma campanha de sensibilização massiva de Registo Civil.


Os participantes apreciaram o Programa de Investimentos Públicos e o Orçamento Geral do Estado para 2016 destinado à província. Depois de analisarem o relatório sobre as calamidades e sinistros provocados pelas chuvas, concluíram que apesar das dificuldades materiais e financeiras, a Comissão Provincial de Protecção Civil trabalha afincadamente na materialização dos objectivos pré-estabelecidos, e por isso deve continuar a trabalhar na mobilização dos meios logísticos para atender às necessidades urgentes.


O encontro analisou o Memorando do Departamento Provincial do Instituto de Telecomunicações Administrativas, sobre o mau uso dos equipamentos da rede VSAT e meios de comunicação instalados nas sedes municipais e comunais e recomendou a criação de condições para se evitar constrangimentos no funcionamento dos equipamentos existentes em cada localidade.


Sobre o programa de distribuição de água e energia eléctrica à cidade do Uíge e arredores, a reunião recomendou a proibição de construções em zonas de risco e acompanhamento dos projectos em curso.
Os participantes tomaram conhecimento dos progressos alcançados pelo sector da educação durante o ano lectivo de 2015, bem como as perspectivas para o próximo ano, e concluíram ser necessário melhorar as acções de acompanhamento e fiscalização sobre o funcionamento das escolas e o desempenho dos professores.

Via JA

Archivos

Ultimos Posts