Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Universidade Kimpa Vita vai lançar 89 novos enfermeiros no mercado de trabalho

Publicado por Muana Damba activado 1 Noviembre 2015, 18:43pm

Etiquetas: #Notícias do Uíge

Universidade Kimpa Vita na Cidade do Uíge, imagem do Muana Damba

Universidade Kimpa Vita na Cidade do Uíge, imagem do Muana Damba

Uige - A escola superior politécnica do Uige, uma das unidades orgânicas da universidade Kimpa Vita, vai lançar em Dezembro próximo no mercado de trabalho 89 novos enfermeiros licenciados.

Esta informação foi prestada esta sexta-feira, pela decana da escola superior politécnica afecta a universidade Kimpa Vita no Uíge, Maria de Fátima, durante a cerimónia que marcou a abertura do exame final do primeiro grupo do curso superior de enfermagem naquela instituição de ensino superior.

A decana disse que a abertura do exame final dos estudantes que há cinco anos aplicaram-se no processo de enfermagem com um enfoque humanista, científica e tecnológica para a sua boa actuação no futuro, vai apurar os primeiros enfermeiros licenciados na província do Uíge .

Deu a conhecer que, com o expoente humanista os formados vão elevar com honestidade, responsabilidade criativa, solidariedade e elevada ética as qualidades dos serviços de saúde como enfermeiros forjados para cuidar da vida humana.

Como disse, o trabalho iniciado em 2011 com 115 estudantes, 26 desistiram por diversos motivos, acrescentando que a província contava apenas com três enfermeiras licenciadas. Criada a universidade a região está prestes a ganhar estes 89 novos enfermeiros licenciados, destes 11 são provenientes dos 16 municípios que compõe a província.

Numa mensagem os estudantes comprometeram-se a interpretarem na prática as instruções recebidas durante a sua formação com um objetivo de salvar vidas humanas lá onde forem colocados, segundo a arte alcançada.

Já o Reitor da universidade Kimpa Vita, João Francisco da Silva, na sua intervenção ao acto, fez lembrar que a enfermagem considerada a mais antiga e jovem das profissões é uma arte e ciência que cuida as pessoas no crescimento da sua saúde em todas as nações.

“Um dos maiores desafios da enfermagem é humanizar a assistência médica e medicamentosa para as pessoas”, disse, acrescentando que os estudantes prestes a terminar este curso podem dar um maior contributo a sociedade angolana.

Instado a falar na primeira cerimónia para a abertura do exame final dos estudantes do primeiro curso superior de enfermeiros no Uige, o representante do governo na região para os serviços de saúde pública, Manuel Bunga disse que o curso também é um dos ganhos dos 40 anos da independência nacional sendo o primeiro na região.

O responsável enalteceu o empenho e uma natural habilidade dos docentes na transmissão de conhecimentos científicos aos estudantes do curso superior de enfermagem que logrará 89 novos primeiros licenciados na enfermagem na região.

Agradeceu ainda os dirigentes da universidade Kimpa Vita pelo bom empenho demonstrado durante cinco anos para que se obtenha hoje, os primeiros pré-licenciados da enfermagem.

Via Angop

Archivos

Ultimos Posts