Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Foi o Pastor Makiesse que instalou a IEBA em Luanda e não o Pastor António.

Publicado por Muana Damba activado 20 Noviembre 2015, 15:26pm

O Reverendo Ntoni Nzinga, foi "puto" do Pastor Makiesse. Imagem de "o pais".

O Reverendo Ntoni Nzinga, foi "puto" do Pastor Makiesse. Imagem de "o pais".

Por Eurico Makiesse Eduardo

Adorei ler "Honremos a história da IEBA" de autoria do Sr. Benção Cavila, reproduzida neste Portal e sinto muito, em saber que, a nossa Santa Igreja, tomou este rumo!

Eu sou um dos filhos do falecido Pastor Makiesse Eduardo e notei que o autor faz elógios à muitos contribuintes na instalação desta Igreja em Luanda, enquanto o meu pai é referênciado, como tendo jogado, um papel secundário, na edificação da Igreja na capital do país e em Angola em geral e considerando-o como se fosse um infiltrado!

Na verdade, foi o Pastor Makiesse quem encontrou aquele sítio na avenida dos combatentes e também foi ele, o inaugurador da IEBA, em Luanda e não Pastor António.

É de salientar também o contibuto enorme da Mama Pastora Elisa Nlando Honorina (a minha mãe), as minhas irmãs mais velhas que o autor do artigo citou os nomes, incluindo o do meu primo André e outros familiares nossos.

Fomos os primeiros a lavarem o lugar, ser utilizado por nós como Igreja pela primeira vêz, porque nós vivíamos há um ou dois prédios antes da igreja. Os Papa Vuiti, Papa Dombele e outros, podem confirmar o que estou afirmando. As Mamães Efini, Mama Nkuna, Mama Virginia e outras, vieram depois.

Pastor Ntoni Nzinga foi "puto" e discípulo do Pastor Makiesse, assim aliaram-se a ele, mesmo que hoje em dia, eles contam outras versões históricas. Foi o Pastor Makiesse que os ensinou a nadar num rio em Maquela do Zombo. perguntem a ele, vai confirmar. Este assunto é longo, nâo pode ser narrado num só artigo.

Mas a verdade da igreja IEBA em Luanda tem que ser corrigida e eu peço-vos para serem sinceros e contarem a verdadeira história acerca disto.

Com sinceras lembranças

N.B: Este artigo é a reacção da seguinte ligação:

Culto dominical da IEBA em Angola, imagem do arquivo.

Culto dominical da IEBA em Angola, imagem do arquivo.

Archivos

Ultimos Posts