Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Aberto ciclo de palestra sobre gravidezes e casamentso precoces

Publicado por Muana Damba activado 23 Octubre 2015, 12:47pm

Etiquetas: #Notícias do Uíge

Imagem do Muana Damba

Imagem do Muana Damba

Uíge - Um ciclo de palestras sobre gravidezes e casamentos precoces foi aberto quinta-feira na vila da Damba, pela Área da Família e Promoção da Mulher, visando combater o fenómeno e melhorar a situação da mulher jovem.

Falando no âmbito da mesma actividade, a responsável da Família e Promoção da Mulher no município, Adelina Gabriel disse que as palestras têm por objectivo a redução do índice de casos de gravidezes precoces na localidade.

Ao dissertar sobre a problemática da gravidez precoce, a ginecologista Roberta Rocchi, convidada para o mesmo fim, esclareceu aos presentes sobre os riscos do mesmo fenómeno.

Segundo ela, toda rapariga que se engravida antes do período normal corre o risco de abortar assim como da mortalidade materna infantil.

A também responsável do Centro de Aconselhamento e Testagem Voluntária de VIH/Sida precisou que o rompimento de bolsa, falta de auto estima e demais complicações de saúde da mãe e do bebé, são entre outras consequências da gravidez precoce.

Segundo a médica de nacionalidade italiana, é necessária a preparação prévia quer emocional, fisiológica e sócio— económica para a rapariga ou futuros pais, com vista a assumirem com responsabilidade a sua missão na educação dos filhos.

À cerimónia em que participaram estudantes dos I e II ciclos do ensino secundário, foi também abordado, “o papel da igreja e a comunidade no combate a gravidez precoce”.

O religioso Flaviano Pinto que apresentou o segundo tema, caracterizou o fenómeno como forma de violação dos direitos da criança visto que a privam de viver a sua infância.

Aconselhou na oportunidade, os pais, encarregados de educação, assim como os jovens na necessidade de mudança de atitudes visando contribuir para o desenvolvimento das famílias, comunidades e da nação em geral.

Condenou, por outro, os adultos que aproveitando-se das suas condições económicas, corrompem as crianças e violam menores provocando diversos problemas na sociedade.

Administradores comunais, directores de escolas, professores, autoridades tradicionais e estudantes participaram ao encontro.

Via Angop

Imagem do Muana Damba

Imagem do Muana Damba

Archivos

Ultimos Posts