Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Reconhecidos esforços dos combatentes da FNLA na luta contra o colonialismo

Publicado por Muana Damba activado 14 Agosto 2015, 07:26am

Etiquetas: #História do Reino do Kongo

Guerrilheiros angolanos do ELNA, na base do Kinkuzu. Imagens da FNLA.

Guerrilheiros angolanos do ELNA, na base do Kinkuzu. Imagens da FNLA.

Uíge - O presidente nacional da Associação dos Antigos Combatentes (AAC), Lino Massaqui Ucaca, reconheceu nesta quinta-feira, na cidade do Uíge, os esforços consentidos pelos antigos combatentes do ELNA, então braço armada da FNLA, na luta pela independência do país.

O responsável fez este reconhecimento na abertura de uma palestra sobre o tema “o papel do Exército de Libertação Nacional de Angola (ELNA) na luta de libertação nacional”, enquadrada nas segundas jornadas da agremiação.

Na ocasião, Lino Massaqui Ucaca sublinhou a importância do tema da palestra na actualidade, do ponto de vista histórico, tendo destacado o papal desempenhado pelos combatentes da FNLA, na luta contra o colonialismo português.

Recordou aos participantes que o ELNA surgiu em 16 de Agosto de 1962, fruto da transformação da União das Populações de Angola (UPA) em FNLA, então representada por Álvaro Holden Roberto.

Segundo o orador, depois do início da luta armada de libertação nacional, desencadeada no dia 4 de Fevereiro de 1961, os nacionalistas organizaram-se e traçaram a estratégia de
combate para forçar as autoridades coloniais a transferir o poder aos angolanos.

Via Angop

Archivos

Ultimos Posts