Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


População de Maquela aplaude criação da Plataforma Azombo

Publicado por Muana Damba activado 11 Agosto 2015, 05:34am

 População de Maquela aplaude criação da Plataforma Azombo

Uíge - A população do município de Maquela do Zombo, 310 quilómetros ao nordeste da cidade do Uíge, manifestou neste Domingo, naquela localidade, a sua satisfação pela criação da Plataforma Azombo, com objectivo de apoiar as autoridades locais no desenvolvimento do município, preservação da cultura local e combater a discriminação e demais práticas negativas.

Para o empresário Miguel Kilunbo, natural da comuna de Sacandica, município de Maquela do Zombo e residente em Luanda, a organização surgiu num momento importante da vida dos munícipes, porquanto vai contribuir para encontrar soluções para os problemas da população.

“Esta associação vai em primeiro lugar cimentar a unidade entre os naturais e amigos de Maquela, ao mesmo tempo que permitirá que todos conheçam a realidade das localidades que compõem a circunscrição, tais como comunas e aldeias”, ressaltou.

A sua criação, revelou, vai incentivar por outro lado, todos aqueles que já não prestam atenção as suas áreas de origem, a preocuparem-se por elas e não deixar que seja o governo a fazer tudo.

Paulina Manuel, outra participante e natural de Maquela, manifestou a sua satisfação pela iniciativa e fez saber que actos do género devem ser reconhecidos porque traduzem o amor, zelo e carinho dos nativos aos seus ancestrais e aos habitantes em condições difíceis.

Como referiu, é necessário que todos abracem e participem activamente ao programa gizado pelos órgãos sociais da Azombo, com vista a alcançar os objectivos da sua criação.

João André corroborou com a opinião dos companheiros e disse que a criação da Azombo vai ajudar para o desenvolvimento da região, mas, defendeu que tudo passa necessariamente pela vontade e contribuição dos seus membros.

Aproveitou a oportunidade para exortar aos demais membros na necessidade de colaborarem com os responsáveis da agremiação para que se possa colher os resultados almejados.

“Um dos maiores problemas para o sucesso do trabalho da plataforma é das vias de acesso. Suponhamos que tenhamos vontade de ajudar a população de Sacandica, como chegar lá sem a reabilitação da via que liga a comuna à sede do município e demais localidades? Só a recuperação das vias de acesso irá viabilizar o trabalho das associações e outros grupos para ajudar a população”, referiu.

Azombo é uma associação de direito privado, apartidária, sem fins lucrativos, dotado de personalidade jurídica, autonomia administrativa e financeira, constituída nos termos da lei em vigor, com objectivo de contribuir para o desenvolvimento integral e harmonioso do município, em colaboração com as autoridades locais, na preservação da cultura local e no combate à todo tipo de descriminação e de outras práticas negativas.

Via Angop

Archivos

Ultimos Posts