Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Habitantes de Penda já consomem água potável

Publicado por Muana Damba activado 26 Agosto 2015, 03:12am

Etiquetas: #Notícias do Uíge

Habitantes de Penda já consomem água potável
Songo - Os habitantes da regedoria de Penda no município do Songo (Uíge), estão desde segunda-feira, a consumir água potável com a inauguração do sistema de captação no quadro do programa “Água para Todos” em curso no país.

O sistema de captação de água foi inaugurado em cerimónia presidida pela administradora municipal, Adelina Pinto.

A população da regedoria de Penda que dista a 28 quilómetros da sede comunal de Quinvuenga viu um dos seus problemas resolvido, a julgar pela necessidade na aquisição de água naquela localidade, que era tão difícil.

A colocação de mais professores nas distintas aldeias onde há ainda escassez de docentes é outro pedido formulado a administradora municipal do Songo.

O regedor adjunto de Penda, Pedro Ramir, destacou a construção de escolas, postos de saúde e água potável nas diferentes aldeias da regedoria, como sendo os maiores ganhos alcançados nos últimos anos.

As autoridades tradicionais daquela povoação solicitaram também a reabilitação da ponte sobre o rio Nzadi e outros riachos que impossibilitam a circulação de as pessoas e bens.

A administradora municipal, Adelina Pinto, reconheceu a dedicação do governo na melhoria da qualidade de vida da população, com a colocação de diferentes infra-estruturas que visam satisfazer as principais necessidades que ainda afligem os habitantes.

Depois de enumerar os progressos já alcançados naquela localidade, garantiu que gradualmente os outros problemas serão resolvidos logo que a actual situação financeira que o país vive seja ultrapassada.

Adelina pinto aproveitou a oportunidade para pedir o uso racional dos bens já colocados à disposição da população, como escolas, postos de saúde, sistemas de abastecimento e distribuição de água para que sirvam também as próximas gerações.

“Nós beneficiamos no ano passado o programa água para todos, no qual foram disponibilizados 40 milhões de Kwanzas e com esta verba, conseguimos colocar já a água em 15 aldeias das 81 que compõem o município", frisou,

Adiantando que aguarda-se a inauguração de outros 14 sistemas de água, totalmente concluídos em igual número de aldeias da circunscrição, garantindo a cobertura ao município.

O município do Songo, possui 2.800 quilómetros repartidos por uma comuna, 13 regedorias e 81 aldeias. Segundo os dados preliminares do Censo realizado em 2014, a população da circunscrição é de 63 mil e 362 habitantes, que se dedicam, essencialmente, ao cultivo de mandioca, feijão, bananal, amendoim, gergelim, batata-doce, cana-de-açúcar, plantação de pomar e hortícolas.

Via Angop

Archivos

Ultimos Posts