Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Habitantes de Kahiri clamam por água potável

Publicado por Muana Damba activado 19 Agosto 2015, 05:15am

Etiquetas: #Notícias do Uíge

imagem de arquivo

imagem de arquivo

Uíge - Os habitantes da aldeia de Kahiri, no município de Negage, província do Uíge, clamam por um sistema de abastecimento de água potável e fornecimento de energia eléctrica, visando a satisfação das necessidades básicas, fez saber hoje (segunda-feira) o soba local, Cipriano Lopes.

Em declarações à Angop, o membro da autoridade tradicional deu a conhecer que seria uma mais-valia se o governo local, no seu programa de combate à pobreza, incluísse a construção do sistema de água, para beneficiar mais de cinco mil habitantes da aldeia e de outros bairros adjacentes.

Frisou que a circunscrição nunca beneficiou de um sistema de captação, tratamento e distribuição de água, o que tem criado sérios embaraços aos aldeãos da circunscrição que percorrem longas distâncias a pé, em busca da água.

Por isso, Cipriano Lopes sugeriu, numa primeira fase, o abastecimento de água ou mesmo a abertura de furos artesianos, para minimizar a situação que cria muitos transtornos à população de Kahiri.

Neste momento, indicou a fonte, a população consome água extraída de cacimbas, algumas delas mal conservadas que têm causado graves consequências à saúde pública, e em pequenas nascentes que, nesta época de cacimbo, estão a secar.

As doenças diarreicas e respiratórias agudas e o paludismo foram apontados como as enfermidades mais notificadas, em consequência do consumo da água imprópria na região.

Apontou ainda, entre outras dificuldades da comunidade, a insuficiência de salas de aulas e o mau estado da via que liga a aldeia com a sede municipal, o que tem condicionado o escoamento de produtos para o mercado informal.

A aldeia debate-se, ainda, com a falta de energia eléctrica, sendo o petróleo a fonte alternativa de iluminação das moradias.

Situada a 13 quilómetros da cidade de Negage, a aldeia de Kahiri possui uma população estimada em mil habitantes, na sua maioria camponesa.

Via Angop

Archivos

Ultimos Posts