Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Uíge associa festejos a eventos de cariz económico

Publicado por Muana Damba activado 5 Julio 2015, 11:49am

Etiquetas: #Notícias do Uíge

Fotografia: Pedro Botelho
Fotografia: Pedro Botelho

Por Valter Gomes

O Uíge está em festa e a Praça da Independência ganhou grande frequência, com milhares de pessoas a celebrarem o 98.º aniversário da cidade. Mais de cem tendas e dezenas de barracas foram montadas no local.

No âmbito das festividades, que decorrem de 1 a 7 de Julho, o Governo Provincial do Uíge promoveu, na sexta-feira, o Encontro Nacional sobre o Café, evento que junta especialistas e produtores das províncias de Malanje, Cuanza Norte, Huíla, Cuanza Sul, Zaire, Bengo e Cabinda, para debater questões relativas à produção, comercialização e incentivos aos empresários do sector.


O governador provincial, Paulo Pombolo, disse que o encontro visa aproximar o Executivo, produtores e compradores, para uma discussão aberta sobre as questões ligadas à produção do café.Durante o encontro, os especialistas falaram sobre “A situação actual do café no país”, “As potencialidades do café”, “O café no programa de desenvolvimento da província do Uíge”, “Lugar do café quanto ao crescimento económico da província”, “Estratégias para o desenvolvimento do sector”.


Em relação à produção do café no Uíge, Paulo Pombolo referiu que, desde 2009, o Governo tem investido no aumento da capacidade e motivação dos produtores, de modo a reactivar o sector, que estava em extinção na província.


“Fruto dos esforços do Governo na recuperação do sector do café, temos resultados animadores em muitas fazendas”, disse. As autoridades conseguiram mobilizar compradores, como as empresas Angolissar, Cafés Delta Angola e Encafé, acrescentou o governador, que disse haver “a necessidade de dar um maior impulso à melhoria do preço, além de outros incentivos aos produtores”.Paulo Pombolo avançou a criação do Conselho Nacional de Produtores e Comerciantes do Café e Palmares de Angola. A campanha nacional da colheita de Café 2015 abre a 4 de Julho, na fazenda Boa Esperança, no Uíge.

Abertura das festas

Um culto de acção de graças, na Igreja Bom Deus, com a presença de centenas de fiéis de várias denominações religiosas sedeadas na província, marcou, no último domingo, a abertura das festas da cidade do Uíge.
O culto, presenciado pelo vice-governador para o Sector Económico e Produtivo, Carlos Mendes Samba, membros do Governo Provincial, autoridades tradicionais e várias entidades religiosas, teve a participação de grupos corais de distintas igrejas, que entoaram cânticos com mensagens de amor ao próximo, fé, paz, harmonia, solidariedade e respeito.


Os esforços e o contributo da população no desenvolvimento da província foram realçados na acção de graças.Durante o culto, três pastores membros da Comissão Ecuménica de Cooperação das Igrejas (CICA) oraram a favor do desenvolvimento da província e pediram mais unidade entre os governantes e as comunidades. “Reconciliar-se com o próximo e com Cristo é apaziguar o espírito e é uma atitude de honestidade”, afirmou o pastor Moisés Nsumbo, da Igreja Metodista Unida.


O vice-governador para o Sector Económico e Produtivo do Uíge, Carlos Samba, elogiou o contributo das igrejas na pacificação dos espíritos e encorajou pastores e fiéis a continuarem com o mesmo dinamismo, através de mensagens de fé e esperança às comunidades.


“Recomendamos que durante a realização das festas da cidade do Uíge a população comemore com alegria mas também com vigilância, colaborando com a Polícia Nacional, respeitando-se uns aos outros e observando os princípios do bem-estar social”, apelou.

Centenas de empresas na Expo

Mais de 300 empresas nacionais e estrangeiras participam, de 4 a 7 de Julho, na quinta edição da Expo-Uíge, realizada no âmbito das comemorações do 98º aniversário da fundação da cidade.


A gestora da Feira Internacional de Luanda (FIL), Janeth Kioza, que falava sobre os preparativos do certame, disse que empresas brasileiras, moçambicanas, zambianas, sul-africanas e portuguesas estão presença na Expo-Uíge 2015.


Esta edição da Expo inclui a realização do V Fórum de Oportunidades de Negócios e Investimentos do Uíge e a IV edição da Bolsa do Café.Jovens empreendedores da região estão presentes, com a mostra dos seus negócios.Uíge, sede capital da província, comemora a 1 de Julho 98 anos da sua fundação, em 1917.Em 1955, passou a designar-se Vila Marechal Carmona, em homenagem ao antigo Presidente português Óscar Carmona.
Após ser elevada a cidade, passou a denominar-se simplesmente Carmona, e readquiriu o nome original de Uíge, em 1975.


A cidade do Uíge é também sede do maior dos 16 municípios da província do café.O povo do Uíge é empreendedor, nunca desiste ante as dificuldades da vida, e participa com o seu esforço diário no desenvolvimento do país. Os jovens enchem as escolas da cidade e procuram sempre dar o seu melhor nos estudos, conscientes de que os seus conhecimentos vão ser úteis ao futuro de Angola.

Via JA

Archivos

Ultimos Posts