Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Ministério e bancos devem facilitar financiamento de produção agrícola

Publicado por Muana Damba activado 4 Julio 2015, 02:54am

Etiquetas: #Notícias do Uíge

Ministério e bancos devem facilitar financiamento de produção agrícola
Uíge - O Ministério da Agricultura e os bancos comerciais devem criar sistemas de financiamentos que concorrem para o fomento da produção do café e outros produtos agrícolas, afirmou hoje o governador da província do Uíge, Paulo Pombolo.

Segundo o governador, que falava na abertura do fórum sobre oportunidade de negócios, o financiamento dos produtores de café e demais operadores económicos constitui a base fundamental para a implementação de programas para o combate à pobreza.

“Com os financiamentos, a nossa província como grande potencial na produção de café, poderá vir a ocupar os lugares cimeiros como aconteceu na era colonial que contribuiu para a construção de grandes infra-estruturas no país”, disse.

Reconheceu, por outro lado, que apesar dos baixos preços praticados na comercialização do “bago vermelho”, os cafeicultores estão empenhados na sua produção, pelo que anualmente são colhidos cerca de seis mil toneladas de café mabuba.

“Em relação a exploração e produção dos produtos florestais, não apenas a madeira, a província produz anualmente cerca de 70 mil 250 metros cúbicos de toros”, disse.

“As áreas de agricultura e pescas constituem outros sectores que devem ser explorados convenientemente para que possa criar oportunidade de empregos para a juventude da região, bem como melhorar as condições de vida da população”, referiu.

O fórum, afirmou o governante, tem como base a análise da problemática de madeira, comercialização e aproveitamento dos recursos florestais para arrecadação de recursos na província.

Salientou que a organização de Fóruns para oportunidades de negócios e investimentos, que acontece desde 2011 na província, já proporcionou a instalação de vários serviços e pequenas unidades fabris que contribuem para o trabalho dos jovens para além dos empregos directos.

Para o responsável, a actual situação ambiental do mundo requer a gestão cautelosa dos recursos naturais na base de uma visão estratégica visando a obtenção de riquezas sustentáveis que possam sustentar a sua população.

Os participantes estão a abordar, entre outros temas, “estratégias integradas de exploração e industrialização de produtos de base florestal”, “a problemática de exploração florestal, produção, transformação e comercialização de madeira em toro na província do Uíge.

Via Angop

Archivos

Ultimos Posts