Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Inaugurações de infra-estruturas sociais marcam festas da vila do Songo

Publicado por Muana Damba activado 23 Julio 2015, 04:42am

Etiquetas: #Notícias do Uíge

Inaugurações de infra-estruturas sociais marcam festas da vila do Songo
Songo - A população do município do Songo, a 40 quilómetros da cidade do Uíge, prepara-se para comemorar no próximo dia 27 os 55 anos da sua elevação à categoria de posto administrativo, com as inaugurações de escola, de postos de saúde e de seis pequenos sistemas de abastecimento de água potável, em diferentes povoações, soube hoje (quarta-feira) a Angop.

Segundo o programa dos festejos, a escola será inaugurada na sede da regedoria de Cavunga, com seis salas de aula, e tem capacidade para albergar mais de 400 alunos, em dois períodos.

Os seis sistemas de água foram instalados nas localidades de Dibala, Kiteca, Kinioma, Cavunga, Bumbe e Kimunongo.

O documento ressalta, igualmente, a inauguração, sábado, da feira da banana e agro-pecuária, tendo os camponeses das 13 regedorias que compõem o município, começado a transportar os produtos agrícolas para serem expostos na Feira.


A festa, que terá a duração de três dias, será animada com vários atractivos desportivos, recreativos e culturais, com o envolvimento de 40 músicos locais e outros que virão da cidade do Uíge, destacando-se a presença de cantores de estilo Gospel, com a banda musical “Unidos da Fé”, da capital do país, Luanda.

Está igualmente prevista uma noite de vigília, na próxima sexta-feira, no clube local, sob responsabilidade das igrejas cristãs sedeadas no município e a deposição de coroa de flores no túmulo do Soldado Desconhecido.

O programa contempla ainda uma exposição fotográfica, corrida pedestre, quadrangular de futebol onze, gastronomia local, concurso Miss e Mister/Songo, e um culto ecuménico de Acção de Graças.

A administradora municipal do Songo, Adelina Alexandre Pinto, apelou aos naturais e amigos desta região a participarem, em massa, nas festividades,

Apelou os empresários a apoiar o desenvolvimento do município, investindo na região, referindo que “as portas estão abertas”.

O município do Songo foi fundado a 4 de Abril de 1923 e elevado à categoria de posto administrativo, em 27 de Julho de 1960.

O Songo está localizado a 40 quilómetros a norte da cidade do Uíge, possui uma extensão territorial de dois mil e 800 quilómetros quadrados. Comporta uma comuna, Kinvuenga, 13 regedorias e 81 aldeias, tendo 63 mil e 362 habitantes.

A sua população produz, essencialmente, mandioca, banana, feijão, milho, batata-doce, amendoim (ginguba), gergelim, cana-de-açúcar, dendén e hortícolas.

Via Angop

Archivos

Ultimos Posts