Uíge - O director geral do Instituto Nacional do Café (Inca), João Ferreira, defendeu quarta-feira, na cidade do Uíge, a necessidade de se apostar no fomento da produção do café no país, por forma a alavancar o sector.
Em declarações à Angop, João Ferreira disse ser necessário que haja mais investimentos no sector do café para que se aumente os níveis de produção.
O responsável considerou necessário haver também apoio institucional, tal como acontece com o programa “Angola Invest”, que beneficia do apoio dos bancos comerciais.
“Nós com a enxada, catana e lima constantemente não vamos conseguir alavancar a nossa economia agrícola e rural. Acredito que com a mecanização e com o fornecimento de alguns inputs no sector do café para a produção de mudas pode-se atingir, a médio prazo, a produção de cem mil toneladas”, frisou.
Reconheceu que a produção do café no país baixou consideravelmente em ralação aos anos passados em que esta atingia cerca de 200 mil toneladas.
Disse ainda ser imperioso que se aposte na mecanização e nos métodos de produtividade para que se alcance novos índices de produção no país.
Via Angop